Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Preços das casas em Madrid e Barcelo...

Preços das casas em Madrid e Barcelona caem no primeiro trimestre de 2021

O valor das habitações caiu 3,3% em Madrid e 2,2% em Barcelona no arranque do ano. Mas nas áreas metropolitanas, o comportamento foi diferente. No caso de Madrid, a periferia da cidade registrou um aumento no preço das casas de 1,5%, enquanto em Barcelona a queda foi de 0,4%, revelam os dados da Gloval.

Preços das casas em Madrid e Barcelona caem no primeiro trimestre de 2021
Notícias ao Minuto

16:26 - 20/07/21 por Ana Rita Soares 

Casa Espanha

Ambas as cidades de Madrid e Barcelona registaram no primeiro trimestre de 2021 uma descida no preço da habitação, com quedas de 3,3% em Madrid e 2,2% em Barcelona, segundo dados do Barómetro do Mercado Residencial, divulgados pela consultoria Gloval, a que o Ejeprime teve acesso.

Mas nas áreas metropolitanas, o comportamento foi diferente. No caso de Madrid, a periferia da cidade registrou um aumento no preço das casas de 1,5%, enquanto em Barcelona a queda foi de 0,4%, revelam os mesmos dados.

Já em relação ao valor médio do mercado residencial, o preço na região metropolitana de Madrid atingiu 2.314 euros por m2 em abril de 2021, produzindo uma recuperação significativa que se deve ao reajuste ascendente, principalmente, em todos os seus municípios, enquanto em relação à capital madrilena, ficou em 3.161 euros por metro quadrado acusando a redução.

O desempenho na região metropolitana de Barcelona, como no de Madrid, sofreu mudanças com aumentos em alguns municípios, embora o ajuste médio geral tenha sido para baixo, com 2.367 euros por m2 em abril de 2021. No que diz respeito à capital catalã, o valor médio ao mesmo tempo foi de 3.485 euros por metro quadrado, de acordo com a consultoria Gloval.

"O teletrabalho e a necessidade de aumentar as distâncias sociais levaram a um aumento da procura de áreas periféricas, que oferecem mais opções de moradia residencial com grandes espaços comuns", afirma Roberto Rey, presidente e CEO da Gloval, citado em comunicado enviado ao jornal espanhol.

Faz ainda notar o Ejeprime que estas conclusões surgem do Barómetro do Mercado Residencial, da empresa de serviços abrangentes de consultoria em avaliação, engenharia e imobiliário, que monitora o comportamento dos preços dos mercados residenciais das Regiões Metropolitanas de Madrid e Barcelona, bem como das duas capitais.

Leia Também: Juros da dívida descem a dois, cinco e 10 anos

Campo obrigatório