Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Decoração Já está a par das últimas tendências...

Já está a par das últimas tendências na decoração de cozinhas?

Todos os anos surgem novas tendências de decoração e este ano não foi exceção. Saiba quais são as novas modas decorativas na cozinha e saiba como adaptá-las lá em casa.

Já está a par das últimas tendências na decoração de cozinhas?

A cozinha ocupa cada vez mais um lugar importante no seio das famílias, podendo mesmo ser considerada, em muitos casos, o coração da casa. E com isso vem a necessidade de decorá-la de acordo a sua harmonia de acordo com cada um. Por isso, todos os anos surgem novas tendências de decoração. Assim, já está a par das últimas tendências na decoração de cozinhas? Pergunta o Habitissimo. Ora veja.

Cozinha tropical

Possivelmente, nunca nos preocupamos tanto em ser tão saudáveis. Talvez por isso que o tom verde seja tendência de decoração das cozinhas este ano, faz notar o Habitissimo. Seja nas paredes, nos armários, nos utensílios, esta cor, sobretudo em tons escuros, é cada vez mais tendência.

Para conseguir uma decoração tropical, dê destaque ao verde e combine-o com tons de amarelo e rosa. Padrões de folhas de árvore e frutas são também boa opção. Já no que toca aos materiais, dê destaque à madeira e privilegie a luz natural.  Não se esqueça também de ter plantas.

Cozinha industrial

Este é o estilo mais fácil de recriar, afirma a plataforma especialista em design de interiores. A decoração industrial prima por deixar tudo à vista, note-se, até porque neste tipo de decoração, as portas dos armários desaparecem e o conteúdo das prateleiras fica à vista de todos. Igualmente à vista, devem estar os canos, assim como os fios das lâmpadas. 

Aqui, também a madeira ganha destaque. Mas, neste caso, deverá ser combinada com inox. Já no que toca às cores, há uma preferência pelo branco e preto. 

Cozinha vintage

A verdade é que o estilo vintage parece ter vindo para ficar, sendo também uma opção mais sustentável de decoração, afirma o Habitissimo. Afinal, numa cozinha vintage nada se perde e tudo se transforma.

Assim, o truque é escolher os itens certos, combinando-os com os utensílios e eletrodomésticos mais atuais. Os puxadores metálicos, uso de estampados, flores e uso de velas em latas também resultam neste tipo de decoração.

Cozinha 'shabby chic'

O mais importante é não confundir desgaste com desleixo, refere o Habitissimo. Note que na decoração 'shabby chic' é essencial misturar peças mais clássicas, mas também sofisticadas.

De inspiração francesa, as cores do 'shabby chic' variam entre o branco e a combinação de cores pastéis que depois se misturam com peças e materiais mais rústicas. No caso da cozinha, tal é evidenciado na mesa das refeições ou os armários, por exemplo.

Acessórios como espelhos, quadros e flores não poderão faltar. O objetivo é criar uma atmosfera relaxante, mas sobretudo acolhedora, sustenta a plataforma.

Cozinha escandinava

Também conhecidas por cozinhas nórdicas, este tipo de decoração continua a marcar pontos. Para conseguir um aspeto de cozinha escandinava, só tem de conseguir conciliar a madeira, com cor branca e muita luz. Há quem ainda aposte em tons claros, como verde ou azul, contudo a regra é mesmo optar por uma paleta monocromática.

Igualmente importante é a funcionalidade, a arrumação e ter uma cozinha eficiente. Por isso, é comum ver as bancadas sempre limpas e vazias. Outra característica importante são as linhas retas, tanto nos móveis como nas bancadas da cozinha, que quase sempre em madeira.

Leia Também: Estas cozinhas não moram dentro de casa. Saiba como ter uma

Campo obrigatório