Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Construção Já são conhecidos os melhores projet...

Já são conhecidos os melhores projetos nacionais de reabilitação urbana

As cidades de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães e São Pedro do Sul são as grandes vencedoras do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021. Esta edição reuniu 87 projetos a concurso oriundos de 23 concelhos de Portugal, distinguindo intervenções em 10 categorias.

Já são conhecidos os melhores projetos nacionais de reabilitação urbana

E os vencedores da edição 2021 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são Lisboa, Porto, Braga, Guimarães e São Pedro do Sul. De acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, este ano teve um total de 87 candidaturas validadas, um número recorde ao longo das suas nove edições. Os projetos a concurso foram oriundos de 23 concelhos.

Segundo a mesma nota, Lisboa continua a liderar a premiação e acolheu os melhores projetos nas áreas residencial, de restauro, reabilitação estrutural e sustentabilidade. Por seu turno, o Porto recebeu o melhor projeto de reabilitação para o turismo, Guimarães distingue-se na reabilitação de comércio & serviços, São Pedro do Sul acolhe a melhor reabilitação na área de impacto social e Braga o melhor projeto de reabilitação com menos de 1.000 m2. A estas categorias acrescem ainda as distinções para o melhor projeto no contexto da cidade de Lisboa e o melhor no contexto do Porto.

A concurso estiveram dez categorias: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Reabilitação Estrutural; Restauro; Intervenção inferior a 1.000 m2; Sustentabilidade, lê-se no documento. 

Coorganizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma das mais relevantes iniciativas no setor imobiliário português e reconhece os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana desenvolvidos em Portugal.

Sublinhe-se que no país, já foram distinguidos mais de 70 projetos desde a sua criação, em 2013. A concurso, estiveram já mais de 500 projetos, com o número de candidaturas a crescer, em média, 15% a cada nova edição, faz ainda notar o mesmo comunicado.

VENCEDORES 2021

  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – RESIDENCIAL - 266 Liberdade (Lisboa);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 - COMERCIAL & SERVIÇOS - Universidade das Nações Unidas (Guimarães);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – TURÍSTICO - Torel Palace Porto (Porto);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 - IMPACTO SOCIAL - Termas Romanas de São Pedro do Sul (São Pedro do Sul);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – CIDADE DE LISBOA - 266 Liberdade (Lisboa);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – CIDADE DO PORTO - Boavista Office Center (Porto);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – INTERVENÇÃO INFERIOR A 1000 M2 - Casa na Praça Mouzinho de Albuquerque (Braga);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – INTERVENÇÃO DE RESTAURO - Casa dos 24 - Igreja de São José dos Carpinteiros (Lisboa);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 - REABILITAÇÃO ESTRUTURAL - Castilho 203 (Lisboa);
  • PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 - SUSTENTABILIDADE - Liberdade 12 (Lisboa).

Leia Também: Arquitetos portugueses vencem prémio internacional de arquitetura

Campo obrigatório