Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Exposições e debates sobre habitação...

Exposições e debates sobre habitação portuguesa na Bienal de Veneza 2021

Intitulada In Conflict, a participação de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 responde diretamente à questão "como viveremos juntos?" e foca em sete projetos de habitação coletiva.

Estes projetos lidam com a questão habitacional

A participação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 está dividida em duas partes: exposição e debates. A primeira aborda o período da democracia portuguesa a partir de sete processos marcados por destruição material, deslocação social ou participação popular. Os curadores procuram apresentar a arquitetura "de uma forma menos disciplinar, desde logo através da seleção de um conjunto alargado de projetos mediáticos, que foram alvo de um amplo debate público e que tiveram um grande eco na imprensa", revela a Archdaily. Estes projetos lidam com a questão habitacional, um "direito básico, cuja análise profunda permite revelar as fragilidades a superar pela nossa sociedade". 

Intitulada In Conflict, a participação de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 tem a curadoria de Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral, do escritório depA architects, com participação de Miguel Santos como curador adjunto. Responde diretamente à questão "como viveremos juntos?", imposta pelo curador geral da Biennale Architettura, Hashim Sarkis e foca em sete projetos de habitação coletiva que foram alvo de confronto e discussão pública.

Nesse sentido, o projeto português volta os olhos para o espaço democrático, a construção, as tensões e a falência, catalisada pela pandemia global da Covid-19. Revela ainda o Archdaily que os curadores também analisam o espaço público enquanto possibilidade de construção coletiva.

Note que nos dias 16 e 17 de Junho, estas quarta e quinta-feira, o jardim do Palácio Sinel de Cordes recebe duas destas conversas em que profissionais nacionais e internacionais de diversas áreas são convidados a analisar e responder a questões prementes, entre elas, “Que futuro terão as políticas de habitação em Portugal?” ou “Como serão vividas a propriedade, as relações sociais e de gestão num contexto contemporâneo de precariedade?

Saliente-se que a mostra portuguesa, assim como todas as participações nacionais na Biennale Architettura 2021, irá permanecer aberta até 21 de novembro. 

Leia Também: Exposição com 40 artistas portuguesas disponível no Google Arts

Campo obrigatório