Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Casa Condes do Bracial: Uma história...

Casa Condes do Bracial: Uma história sobre a recuperação de um palacete

No Alentejo, está um edifício de arquitetura setecentista, com salas decoradas e mobiliário de época. Pertencente à família Portugal da Silveira, é considerado um edifício histórico que requer uma constante manutenção dada a sua antiguidade.

Casa Condes do Bracial

Notícias ao Minuto

14:20 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Palacete

A casa Condes do Bracial, na posse da família Portugal da Silveira, é considerada um edifício histórico, atribuindo-se a sua data de construção anterior ao século XVII e a fachada já ao início do século XIX, e encontra-se dentro da Zona Especial de Proteção do Pelourinho de Santiago do Cacém, no Alentejo. Um palacete destinado à habitação que a Urbana.pt dá a conhecer.

Este edifício tem dentro das suas paredes várias salas, um pátio, entre outras divisões em constante manutenção dada a sua antiguidade, trabalhos de grande paciência por parte dos seus proprietários. Quer saber mais? Limpe os pés antes de entrar.

A entrada com arco de pedra e teto de madeira exibe uma carruagem em excelente estado de conservação. De um dos lados, uma porta guarda a sala de jogos, com mesa de bilhar, uma armadura e recordações de infância.

É por esta entrada de pedra, transpondo a porta de vidro e madeira, que conduz ao andar superior distribuído por várias salas, cozinhas, varandas e pátio, sustenta a Urbana.pt.

Os revestimentos das paredes destas salas, o chão de madeira bem como o chão de pedra das cozinhas e da casa de banho, originais, refletem um aturado trabalho de preservação, que vai sendo levado a cabo aos poucos.

Em todas as salas, as paredes estão forradas com telas pintadas à mão, provenientes da fábrica francesa de Zuber, fundada em 1790. Exceção feita para o papel de parede da biblioteca, a sala do fundo, que foi colado com jornal e que funciona como uma ação protetora.

Já a sala de jantar recebeu um tom azul e é beneficiada pela generosa entrada de luz natural, com acesso direto ao terraço com bancos de alvenaria, revela a Urbana.pt. Esta mesma sala exibe ainda obras de arte nas paredes e um lustre em vidro.

Adjacente, a cozinha divide-se em duas áreas separadas por uma passagem e escada de madeira. Na parte de cima servem-se refeições, na parte de baixo é onde as refeições são preparadas.

Neste mesmo piso, encontramos ainda a casa de banho, com parte das paredes revestidas a azulejos pretos e outra parte pintada na mesma cor. Ao lado, fica o quarto do casal.

No piso superior, há espaço para mais quartos, alguns deles em vias de manutenção, um deles com acesso a um terraço com vista sobre a paisagem alentejana.

De regresso ao andar da cozinha, há uma frasqueira onde se guardam alguns vinhos.

Leia Também: Comprar uma casa usada traz vantagens. Mas, atenção a estes pormenores

Campo obrigatório