Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Há coisas que não deve ter em casa p...

Há coisas que não deve ter em casa para evitar riscos para a sua saúde

Está na hora de pegar num saco do lixo para se livrar ou substituir o que não deve ter em casa. Confira quais são os itens para eliminar já.

Há coisas que não deve ter em casa para evitar riscos para a sua saúde

Shutterstock

Notícias ao Minuto

09:34 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa O que não deve ter em casa

Está na hora de mudar, alerta o Ekonomista. Há coisas que não deve ter em casa e há outras que deve substituir com frequência para evitar riscos para a sua saúde, que podem ser provocados por químicos perigosos ou por germes, bactérias e micróbios que se alojam em objetos que usa diariamente.

Sabia que, segundo os especialistas, o calçado desportivo deve ser trocado a cada 500 km ou 600?

Isto porque o calçado gasto perde a capacidade de absorção de impacto e pode causar danos nos calcanhares,  joelhos e coluna vertebral, prejudicando o seu bem-estar físico.

Mas a mesma lógica aplica-se a outros tipos de calçados. Se estiverem danificados e com a sola gasta podem prejudicar os pés, joelhos e coluna.

Objetos de plásticos estão muito velhos ou rachados, está na hora de os deitar fora

Recipientes de plástico danificados, com arranhões ou que tenham a sigla “PC” (policarbonato) impressa, são coisas que não deve ter em casa, pois podem conter Bisfenol A, uma substância que emite gases tóxicos quando sujeita a temperaturas elevadas. Por essa razão, as caixas de plástico com estas caraterísticas nunca devem ser colocadas no micro-ondas, saliente-se.

Se estes objetos estão muito velhos ou rachados, está na hora de os deitar fora. Especialmente se as caixas já têm mesmo muitos anos e foram muitas vezes lavadas, podem os seus componentes já não ser muito seguros.

Purificadores do ar incluem um químico que pode ser prejudicial

Na sua composição, os purificadores do ar incluem um químico que permite que o perfume dure por mais tempo e que, se inalado em grandes quantidades, pode ser muito prejudicial para a sua saúde. O melhor é optar por livrar-se da origem do mau odor ou abrir as janelas com mais frequência.

Sabão antibacteriano não é mais eficaz a eliminar bactérias

De acordo com o um relatório de 2014, do organismo que regula os medicamentos e produtos alimentares nos Estados Unidos da América (FDA), o sabão antibacteriano é uma das coisas que não deve ter em casa, já que não é mais eficaz do que os restantes a eliminar bactérias.

Já fez uma revista à despensa e ao frigorífico?

Revela o Ekonomista que as bebidas ditas dietéticas são o inimigo número um de quem deseja emagrecer, porque contêm adoçantes artificiais como a sucralose, o aspartame e a sacarina que provocam alterações no bom funcionamento da flora intestinal, reduzindo ainda a capacidade do organismo processar a glicose, aumentando o risco de desenvolver diabetes.

Escova de dentes desgastadas

Os dentistas aconselham a substituição da escova dos dentes de três em três meses, pois só assim garante uma limpeza eficaz, contra as cáries e a placa bacteriana.

Uma escova de dentes com as cerdas desgastadas é menos eficiente na limpeza dos dentes e o combate às cáries, por isso, a cada três meses, precisa de uma escova nova.

A regra é comer, deitar fora ou congelar

Quando se trata de alimentos altamente perecíveis, como ingredientes de origem animal, a regra é comer, deitar fora ou congelar no prazo máximo de três dias.

Se não o fizer está a correr sérios risco de saúde uma vez que, em menos de uma semana, a listeria desenvolve-se aos milhões a temperaturas de refrigeração e está ligada a eventos como a meningite, abortos e até a morte.

Se não sabia que os cosméticos tinham prazo de validade, fique a saber que não só têm, como deve ser rigorosamente cumprido. 

Maquilhagem líquida, como rímeis ou máscaras, deve ser deitada ao lixo, três meses após ter sido aberta. A partir dessa altura, é propícia a formação de bactérias que lhe poderão causar infeções cutâneas graves. Por isso, troque de rímel a cada dois ou três meses, alerta o Ekonomista.

No caso do batom, aplica-se a mesma regra, porém, neste caso pode estender-se até aos seis meses.

Esponja da cozinha velha

A esponja de cozinha é um dos objetos com mais germes numa casa. Se deixar a esponja ficar húmida, está a criar o ambiente perfeito para que proliferem. Nem a máquina de lavar loiça, nem o microondas são suficientes para os matar, note-se.

Protetor solar fora da validade

Além de poder causar alguma alergia de pele, os protetores solares deixam de cumprir a sua função, uma vez expirado o seu prazo.

As substâncias químicas ativas no creme, que impedem que os raios nocivos danifiquem a sua pele, tornam-se inativas e, por isso, após a data de validade, não importa a quantidade de protetor que coloque, não protegerá dos raios solares.

Muitos os estudos que desaconselham o uso da margarina

Por esta conter gorduras trans que conduzem ao aumento dos níveis de colesterol. Por essa razão, substitua já a margarina por manteiga ou por outra gordura mais saudável ainda, como o azeite.

Se as crianças já passaram da fase de brincar com os peluches, é hora de se desfazer deles.

Os peluches acumulam pó, sujidade e ácaros que prejudicam a saúde e pioram os quadros de alergias. O mesmo vale para brinquedos partidos ou que já não funcionam, principalmente se utilizarem pilhas.

Leia Também: Erros ao lavar a louça? Existem 15 a evitar

Campo obrigatório