Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças IMI IMI 2021. Comparajá.pt lança guia pa...

IMI 2021. Comparajá.pt lança guia para esclarecer todas as suas dúvidas

Como posso fazer o pagamento? Qual é o valor que será cobrado? É possível pagar menos de IMI? As respostas a estas e outras dúvidas estão neste guia.

Guia do IMI 2021

Notícias ao Minuto

14:27 - 29/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa IMI

Com a chegada do mês de maio, muitos portugueses terão de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sendo que poderão ainda haver muitas dúvidas relativamente a este encargo, que muitas vezes é esquecido. Nesse sentido, o Comparajá.pt lança um guia, o “Guia do IMI 2021”, para que possa saber tudo o que precisa, desde as mais recentes alterações às taxas municipais aos fatores que determinam a isenção do pagamento deste imposto.

O que poderá ver no “Guia do IMI 2021”?

Este guia reúne todas as informações relevantes ao pagamento do IMI para este ano, mas também para que possa poupar no futuro.

Conseguirá, desta forma, sustenta o Comparajá.pt, compreender as diferentes variáveis que são incluídas no cálculo deste imposto, tal como os benefícios fiscais aos quais poderá ter direito. 

1 – Introdução ao IMI

Para o Comparajá.pt, antes de calcular o que tem de pagar de IMI, é necessário compreender em que consiste este imposto. Para além de uma breve definição do Imposto Municipal sobre Imóveis, poderá também ver as alterações que foram aplicadas nos últimos anos.

2 – Calcular o IMI

Nesta secção do Guia IMI 2021 poderá encontrar a fórmula utilizada para o cálculo do imposto a pagar tal como as variáveis contabilizadas nessa equação, como o Valor Patrimonial Tributário e as taxas definidas pelos diversos municípios.

Se quer saber onde é que poderá consultar o valor que terá de pagar de IMI, é nesta parte onde lhe é explicado tudo aquilo que precisa de saber, passo a passo.

3 – Pagamento do IMI

Relativamente ao pagamento em si, nesta parte do guia é abordada as diferentes maneiras pelas quais poderá realizar este processo, desde pagar através do multibanco ou do Portal das Finanças.

Também é aqui que estão anotados os prazos que terá de cumprir relativamente ao pagamento do IMI em 2021, tal como as consequências da falha desta responsabilidade.

4 – Reavaliação do IMI

Se está à procura de pagar menos imposto para o próximo ano, então esta secção é para si, afirma o Comparajá.pt. Nesta parte do Guia IMI 2021, é demonstrado como um pedido de reavaliação do seu imóvel pode resultar numa menor quantia a pagar no futuro.

5 – Isenção de IMI

Em certas circunstâncias, é possível pagar menos, mais ou ainda estar isento do pagamento deste imposto, mediante os requisitos apresentados. É nessa última opção na qual esta secção se baseia e as regras que terá de cumprir para usufruir desta condição.

6 – Adicional ao IMI

Nesta secção poderá consultar as taxas a serem aplicadas, quando terá de pagar e ainda se apresenta condições para estar isento do adicional ao IMI.

7 – IMI Familiar

Por fim, nesta última parte do Guia IMI 2021, está a questão do IMI familiar, que consiste num desconto aplicado a certas famílias aquando do pagamento deste imposto. É atribuído pelas próprias autarquias, portanto, deverá consultar junto delas se tem direito a este benefício.

Leia Também: "Muitos portugueses pagam mais IMI do que deviam", alerta a DECO

Campo obrigatório