Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Mais-valias? Doutor Finanças lança g...

Mais-valias? Doutor Finanças lança guia para esclarecer as suas dúvidas

Empresa especializada em finanças pessoais e familiares, acaba de lançar um guia sobre mais-valias imobiliárias, no sentido de esclarecer os assuntos relacionados com esta temática.

Mais-valias? Doutor Finanças lança guia para esclarecer as suas dúvidas

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, acaba de lançar um guia sobre Mais-Valias imobiliárias, revela comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, no sentido de esclarecer de uma forma simples e com exemplos práticos, os assuntos relacionados com esta temática.

Nesse sentido, questões como por exemplo: o que são mais-valias, quando precisamos de declarar a venda de uma casa, o que podemos considerar como despesas e reinvestimento, serão respondidas neste guia.

Para Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, “mais de 70% das famílias portuguesas têm habitação própria, o que faz com que a compra e venda de casa seja muito comum em Portugal. Quando vendemos um imóvel temos de estar conscientes que essa venda deve ser declarada às Finanças no IRS e que há a possibilidade de existirem mais-valias geradas com a transação. Apuradas as mais-valias, é importante perceber se teremos de pagar impostos adicionais”, revela citado em comunicado.

Com este Guia, saliente-se, o Doutor Finanças explica detalhadamente o que são mais-valias, quando é que se tem de pagar imposto ou quando é que se está isento do seu pagamento.

São ainda abordados alguns casos mais práticos com o objetivo de explicar o que se deve fazer em diferentes situações. 

Sublinha ainda o mesmo comunicado que, neste guia, o Doutor Finanças explica ainda que anexos da declaração de IRS devem ser preenchidos (e de que forma) quando se vende e se reinveste o dinheiro das mais-valias, além de especificar em que casos é possível reinvestir o dinheiro e qual o impacto dos diferentes contextos. 

O que são as mais-valias?

Em suma, as mais-valias são o lucro obtido com a venda de um imóvel. Ou seja, se comprámos um imóvel por 100 mil euros e o vendemos por 150 mil euros, obtivemos uma mais-valia de 50 mil euros. Contudo, explica o Doutor Finanças, é necessário ter em conta o coeficiente de desvalorização monetária, por exemplo. Ou seja, a mais-valia nem sempre corresponde à diferença entre o valor da compra e o valor da venda.

Leia Também: Mais-valias em caso de herança ou divórcio. O que fazer?

Campo obrigatório