Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética Água. Como verificar a qualidade des...

Água. Como verificar a qualidade deste bem precioso?

Percentagem de água segura em Portugal Continental é de 99%, revela a DECO Proteste, sendo que a percentagem de segurança situa-se entre 97 e 100%. Por isso, ao abrir a torneira do lavatório de sua casa pode beber com toda a segurança.

Água. Como verificar a qualidade deste bem precioso?
Notícias ao Minuto

15:38 - 12/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Qualidade da água

A qualidade da água para consumo humano em todo o território continental é plena, afirma a DECO Proteste. A percentagem de água segura em Portugal Continental é de 99%, um valor considerado de excelência pela Entidade Regula­dora dos Serviços de Águas e Resíduos (ER­SAR).

A mesma entidade adianta que esse desempenho é conseguido em 204 dos 278 concelhos (73% do total) do Continente. Por isso, ao abrir a torneira do lavatório lá em casa pode beber com toda a segurança.

As análises à qualidade da água na torneira do consumidor são feitas a vários parâmetros químicos e biológicos, assim como a cheiro, sabor, cor, e até radioatividade. Em qualquer desses critérios, a percentagem de segurança situa-se entre 97 e 100%, e só tem vindo a melhorar ao longo dos últimos cinco anos.

Note que de uma percentagem que mal ultrapassava os 60% em 1995, em duas décadas, a qualidade da água passou para valores de 98,6 por cento. Os dados provêm do indicador de água segura da ERSAR.

Saliente-se que ao escolher água da torneira em vez de a comprar engarrafada, além de ser mais amigo do ambiente, consegue uma poupança considerável por ano.

A poupança depende do consumo

A DECO Proteste fez as contas para oferecer uma noção mais precisa da diferença entre a escolha engarrafada ou ao ritmo da torneira:

Considerando um consumo diário de um litro de água engarrafada por habitante e o preço médio de 11 cêntimos, o gasto anual é de 40,15 euros. Já em termos de resíduos, são cerca de 60 garrafões de plástico de seis litros.

Agora, multipliquemos por uma família de quatro elementos. A conta anual passa a 160,60 euros em garrafões de água, que têm um impacto sobre o ambiente de mais de 240 garrafões de plástico.

Mas, se uma família de quatro optar por água da torneira, o custo cai de 160,60 euros para 66 cêntimos ao ano. Isto porque, em média, o primeiro escalão da tarifa de água é de 45 cêntimos por metro cúbico.

Sublinhe-se que o custo por litro corresponde a cerca de 0,00045 euros, revela a DECO Proteste. Por isso, caso substitua os garrafões pela água da torneira, pagará o referido total de 66 cêntimos anuais. Por outras palavras, um simples hábito que, ao mesmo tempo, é saudável e não pesa na carteira.  

Leia Também: Mealhada tem das tarifas de água mais baixas de Coimbra

Campo obrigatório