Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Lar Decoração Já pintou a sua casa nos últimos trê...

Já pintou a sua casa nos últimos três anos?

É recomendado que pinte a sua casa a cada 3 ou 4 anos. Contudo, o clima, os hábitos da família e o uso podem deteriorar a pintura mais cedo.

Já pintou a sua casa nos últimos três anos?
Notícias ao Minuto

12:34 - 25/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Pintar a casa

Seja a cada 3 ou 4 anos ou na altura em que mais achar oportuna, a pintura da casa é sempre uma boa ideia. Ainda assim, existem fatores, como o clima, os hábitos da família e o uso dado às paredes que podem deteriorar mais rapidamente a pintura da sua casa, afirma o Habitissimo, plataforma online especializada em obras e remodelações. 

Tenha atenção aos seus hábitos

Por exemplo, se há fumadores em casa, existe a possibilidade de a tinta se estragar mais facilmente. O fumo do tabaco faz com que as paredes se sujem mais rapidamente, já que a nicotina gera manchas nas paredes e nos tetos, saliente-se.

Por outro lado, se tem crianças ou animais de estimação, é normal que se crie mais sujidade. Aposte numa tinta lavável, que serve para atenuar muitos destes problemas. No caso de as manchas serem muito grandes, o melhor é pintar.

Pó e arranhões na parede

O pó pode e deve ser lavados, mas no caso de ter poeira constante em casa, é natural que a tinta se vá desgastando. Também nas zonas onde existem móveis, podemos encontrar, ao retirar o mobiliário, a tinta com uma tonalidade diferente. Por isso, uma boa solução nestas casas será uma renovação da pintura.

Tome em consideração os fatores ambientais

Apesar de gostarmos de casas luminosas, nos locais onde o sol incide mais é provável que a tinta se desgaste mais rapidamente. De novo, para ver este efeito apenas temos de retirar móveis para ver as diferenças de tonalidade e os danos causados pelo sol.

Por outro lado, a humidade também pode ser um problema a ter em conta. Saliente-se que, nos locais com mais humidade, como a cozinha ou casa de banho, o ideal é apostar em tintas mais resistentes, alerta o Habitissimo.

Vá lá fora e veja o exterior da sua casa

Ainda que o interior da residência seja mais importante, também é necessário dar uma nova pintura no exterior da casa. Se, no entanto, reparar que houve uma mudança de cor no exterior da casa, ou se nessas paredes podemos notar a libertação de pó branco. Pode querer dizer que a tinta utilizada na fachada não seja tinta apta ao exterior, que deve ser mais resistente ao clima e suas mudanças.

Leia Também: Limpe o chuveiro com esta poderosa mistura caseira

Campo obrigatório