Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Onde é mais fácil (e difícil) encont...

Onde é mais fácil (e difícil) encontrar casa para comprar ou arrendar?

A zona litoral do país tem mais oferta de imóveis à venda e para arrendar, revelam dados do Idealista. Faro, Porto, Funchal, Lisboa e Setúbal são as cidades que apresentam um maior número de habitações para a compra e arrendamento.

Onde é mais fácil (e difícil) encontrar casa para comprar ou arrendar?
Notícias ao Minuto

08:58 - 17/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Habitação

O Relatório anual do Mercado Residencial 2020 Portugal, baseado em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), da Pordata, do IEFP e do Idealista/data, revela que a zona litoral do país tem mais oferta de casas disponíveis para comprar e arrendar. Faro, Porto, Funchal, Lisboa e Setúbal são os distritos que se destacam entre os restantes do país com maior stock de imóveis residenciais para a compra e arrendamento de habitação

De acordo com dados do INE, sublinhe-se que o número de imóveis residenciais médio em Portugal é de 0,6 por habitante, sendo que São Miguel, Braga, Porto, Madeira e Aveiro destacam-se por serem os distritos com menor parque habitacional per capita, abaixo da média nacional de 0,6 imóveis residenciais por habitante.

Os distritos que apresentam o maior número de imóveis residenciais por habitante são Guarda (0,9), Faro (0,9), Castelo Branco (0,9) e Bragança (0,8). A registar uma menor concentração de imóveis residenciais por habitante estão os distritos de São Miguel (0,4), Braga (0,5), Porto (0,5), Madeira (0,5) e Aveiro (0,5).

Os dados indicam ainda que as capitais de distrito, em geral, apresentam um menor número de imóveis residenciais por habitante. Salientam-se, neste caso,  quatro capitais de distrito que apresentam maior número de imóveis residenciais por habitante do que o seu distrito: Porto, Lisboa, Aveiro e Ponta Delgada.

Onde há mais e menos casas à venda

Para poder comparar o stock de imóveis residenciais publicados no Idealista nos diferentes distritos, utiliza-se o indicador de stock imobiliário distrital, de forma a poder observar-se que os distritos com maior percentagem de stock de imóveis residenciais à venda concentram-se nas zonas do litoral.

De acordo com o indicador em análise, os distritos com maior stock de imóveis residenciais são Faro (11,9%), Porto (7,2%), Funchal (6,9%), Lisboa (6,1%) e Setúbal (5,7%). Os distritos com menor oferta de imóveis residenciais são Guarda (0,6%), Vila Real (0,8%), Bragança (0,8%), Viseu (1,3%) e Portalegre (1,6%).

E para arrendar?

O indicador de stock de arrendamento mostra que a oferta de imóveis residenciais para arrendamento também está mais concentrada no litoral do país.

Os distritos com mais oferta de imóveis residenciais para arrendar são: Lisboa (1,8%), Porto (0,9%), Faro (0,5%), Funchal (0,5%) e Setúbal (0,4%). Apenas os distritos do Lisboa e Porto estão acima da média do stock nacional. Por outro lado, analisando os distritos com menor stock, destaca-se Bragança e Guarda com (0,2% cada), Vila Real e Beja com (0,4% cada).

Oferta por capitais de distrito

Dados do relatório do Idealista revelam ainda que o número de anúncios de imóveis residenciais à venda supera o número de imóveis residenciais para arrendamento. O Porto sobressai como a capital de distrito que possui o maior número de imóveis residenciais à venda, seguido do Funchal, Aveiro e Lisboa. Relativamente ao arrendamento, Lisboa, Porto, Aveiro e Funchal são as capitais de distrito que possuem um maior número de anúncios.

Leia Também: Lisboa e Évora são as cidades mais procuradas para comprar casa

Campo obrigatório