Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Investimentos Investimento em imobiliário comercia...

Investimento em imobiliário comercial caiu para menos de metade

O investimento no imobiliário comercial em Portugal atingiu os 378 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, menos de metade do que no período homólogo, revelou hoje a consultora imobiliária Worx.

Investimento em imobiliário comercial caiu para menos de metade
Notícias ao Minuto

11:24 - 14/05/19 por Lusa

Casa Trimestre

Em relação ao mesmo período do ano passado, em que o valor em transações de investimento foi de cerca de 850 milhões de euros, observa-se "uma queda de cerca de 470 milhões de euros", refere em comunicado a consultora.

A Worx explica ainda que o decréscimo registado se deveu sobretudo devido "às transações atípicas e de montantes elevados" realizadas nos três primeiros meses do ano passado.

De entre as quais, destaca a compra do Centro Comercial Dolce Vita pela AXA Investment Managers e a compra de um portfólio composto pelo Sintra Retail Park, Forum Sintra e Forum Montijo.

No primeiro trimestre os setores de escritórios e de retalho representaram "a maior fatia" das transações imobiliárias neste período, fixando o seu total em cerca de 250 milhões de euros, o que representa 66,6% do total do investimento.

No setor de retalho, o destaque vai para o Barreiro Retail Planet, que foi comprado por um fundo de investimento alemão, num investimento na ordem dos 55 milhões de euros.

Já o setor dos escritórios representou quase 50% do investimento comercial imobiliário no primeiro trimestre deste ano, ao contrário do que aconteceu no período homólogo de 2018, em que a maior fatia do investimento foi para o setor do retalho.

Com 65 milhões de euros investidos este ano em retalho, o setor representa apenas 17% do volume de investimento no primeiro trimestre deste ano, lê-se ainda no comunicado.

Já os setores do turismo e da logística, com 35,5 milhões de euros e 8 milhões de euros, respetivamente, representaram 9,4% e 2,1%, do total do valor investido no período em apreço, pela mesma ordem.

Pedro Valente, responsável da Worx, referindo-se às perspetivas de investimento no imobiliário comercial em Portugal, afirmou que "continua a verificar-se bastante interesse dos investidores internacionais pelo mercado nacional", prevendo-se que este ano "venha a ser mais um bom ano de investimento na área do imobiliário comercial".

Campo obrigatório