Lando Norris conquista 'pole' no GP do Brasil em qualificação acidentada

O piloto britânico Lando Norris (McLaren) conquistou hoje a 'pole position' para o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª prova da temporada, que se disputa esta tarde, numa sessão marcada pela chuva e cinco bandeiras vermelhas.

SAO PAULO, BRAZIL - NOVEMBER 03: Lando Norris of Great Britain driving the (4) McLaren MCL38 Mercedes on track during qualifying ahead of the F1 Grand Prix of Brazil at Autodromo Jose Carlos Pace on November 03, 2024 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Clive

© Getty Images

Lusa
03/11/2024 13:33 ‧ 03/11/2024 por Lusa

Auto

Fórmula 1

Norris, que garantiu a oitava 'pole' da carreira, sétima desta temporada, fez a melhor volta em 1.23,405 minutos, batendo o compatriota George Russell (Mercedes) por 0,173, com o japonês Yuki Tsunoda (RB) a surpreender com o terceiro lugar, a 0,706.

 

O tricampeão e líder do campeonato, Max Verstappen (Red Bull), partirá da 17.ª posição da grelha, depois de ter ficado eliminado na Q2 devido a uma bandeira vermelha provocada por um acidente do canadiano Lance Stroll (Aston Martin).

O piloto neerlandês terminou a qualificação, que teve de ser adiada de sábado para domingo devido à chuva, na 12.ª posição, mas sofrerá uma penalização de cinco lugares na grelha por ter trocado o motor de combustão interna do seu Red Bull.

Verstappen estava a fazer a sua tentativa de volta rápida quando Stroll embateu nas barreiras de proteção, a 46 segundos do final da Q2, levando a direção de prova a dar por terminada a sessão por questões de segurança, impedindo Verstappen de completar a sua volta lançada.

O acidente de Stroll foi apenas um dos cinco que obrigaram à amostragem de bandeiras vermelhas e consequente interrupção.

A primeira foi provocada pelo argentino Franco Colapinto (Williams), ainda na Q1.

Seguiu-se o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), já na Q2, num despiste violento que deixou o seu carro bastante destruído, tal como o de Colapinto.

Ainda na Q2, mas já nos últimos minutos, foi Stroll a ser apanhado na 'armadilha' da chuva.

Por fim, na Q3, o espanhol Fernando Alonso bateu com o segundo Aston Martin, tal como o tailandês Alexander Albon com o segundo Williams, a obrigar os mecânicos das duas equipas a trabalho extra.

Desta forma, Norris, que parte com 44 pontos de atraso face a Verstappen, tem uma oportunidade de ouro para recuperar pontos no Mundial de pilotos, pois o neerlandês partirá do 17.º posto quando só os 10 primeiros pontuam.

No entanto, prevê-se chuva em São Paulo para a hora da corrida, que foi antecipada em uma hora e meia, para as 15:30 (horas em Lisboa).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas