Na passada semana começou a circular a informação nas redes sociais e até na plataforma Waze de que, no dia 27 de março, a Ponte Vasco da Gama teria um novo radar de velocidade média em funcionamento. Porém, a Guarda Nacional Republicana esclareceu, em declarações ao Notícias ao Minuto, que "apesar de o radar estar preparado para operar, ainda não se encontra em funcionamento".
Conforme foi possível apurar, a LusoPonte, entidade que gere a Ponte Vasco da Gama, tinha a informação de que o radar iniciaria funções no dia 27 de março, o que acabou por não se verificar.
Não sabemos as razões para este volte-face na decisão, mas o que é certo é que, neste momento, o radar de velocidade média ainda não tem data para entrar em funcionamento.
A GNR indicou que a entrada em funções deste novo radar "será oportunamente comunicada", pese embora já esteja "colocada a sinalização referente aos aparelhos cinemómetros".
Como funciona um radar de velocidade média? Ao contrário dos radares de velocidade instantânea, o novo sistema de radares fiscaliza a velocidade média entre dois pontos através da medição temporal que os veículos demoram a percorrer uma determinada distância.
Leia Também: Há uma forma de saber se foi ou não multado por radar móvel