Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Carros importados: De que país chegam mais a Portugal?

Estudo da CarVertical aponta para uma preferência dos portugueses por veículos oriundos de França.

Carros importados: De que país chegam mais a Portugal?
Notícias ao Minuto

10:37 - 26/03/24 por Notícias ao Minuto

Auto Importação

A importação de veículos usados é uma grande fatia do mercado de automóveis em Portugal. Segundo um estudo da carVertical, que analisou os relatórios de histórico de veículos adquiridos pelos utilizadores em 2023 e contabilizou os que tinham registos históricos de outros países, a maior fatia de automóveis importados chegou de França.

Cerca de 32,6% tinham sido importados de França, da Alemanha (31,7%), da Bélgica (16%), da Holanda (7,4%), e da Itália (5,2%).

"Embora um terço dos veículos chegados a Portugal tenham vindo de França, 3,3% tinham o conta-quilómetros alterado e 41,2% tinham sofrido danos. Em relação aos veículos provenientes da Alemanha, 3,4% tinham o conta-quilómetros alterado e 22,8% tinham sofrido danos. A situação não é melhor no caso dos veículos belgas: 3,6% tinham quilometragem falsificada e 40,2% tinham registos de danos", lê-se no comunicado da plataforma.

De acordo com Matas Buzelis, especialista automóvel e diretor de comunicação da carVertical, "a Alemanha é o maior exportador de automóveis usados da Europa. O país tem uma boa infraestrutura rodoviária e exporta muitos automóveis de gama alta e a gasóleo com elevada quilometragem".

No entanto, Buzelis deixou um alerta aos compradores.

"O comprador pode não perceber que o carro foi importado para Portugal porque já estava registado no momento da compra e porque foi vendido como um veículo sem historial estrangeiro. Por vezes, os vendedores não informam os compradores sobre o passado do veículo", disse.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório