Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 14º

Drama e tensão. Os bastidores do Campeonato de Portugal de Velocidade

O principal campeonato de velocidade do nosso país terminou este fim de semana e o Auto ao Minuto esteve lá.

Drama e tensão. Os bastidores do Campeonato de Portugal de Velocidade

O Autódromo do Estoril foi palco para o grande final do Campeonato de Portugal de Velocidade e do Iberian Supercars Endurance. O Auto ao Minuto marcou presença no traçado do município de Cascais e assistiu a um fim de semana de emoções fortes.

Tudo começou na qualificação, onde tivemos acesso privilegiado à box de um dos carros candidatos ao principal título do campeonato, o GT4 Pro. A Speedy Motorsport tinha chegado à derradeira jornada do campeonato no 1.º lugar, e Francisco Abreu e José Carlos Pires só tinham de garantir que a dupla do Mercedes-AMG GT4 - Nuno Pires e Elias Niskanen - não os ultrapassasse.

No sábado, Pedro Salvador recebeu-nos no seio da equipa e assistimos de perto aos nervos vividos na qualificação. Na primeira ronda, tudo correu de feição ao BMW M4 da Speedy Motorsport, que garantiu a pole, mas na segunda parte da qualificação, Francisco Abreu não conseguiu melhor do que um 6.º lugar. Tudo estava em aberto, uma vez que a dupla adversária do AMG GT4 arrancava na 2.ª posição tanto para a primeira, como para a segunda corrida no Estoril. 

Notícias ao Minuto

Primeira corrida de 'loucos'

No domingo, a tensão adensou-se e foi na garagem da equipa Lema Racing que assistimos ao grande momento do fim de semana. Na primeira corrida da parte da manhã, o BMW M4 e o Mercedes-AMG GT4 disputaram taco a taco a vitória. Literalmente, até à última volta. Foram 45 minutos de grande emoção...

A Lema Racing tentou o 'overcut', mas a estratégia saiu furada. Valeu a velocidade de Elias Niskanen ao volante do desportivo de Estugarda a fazer a diferença. O finlandês conseguiu aproximar-se de Francisco Abreu e, na última volta, chocaram. Ambos saíram de pista, foram para a gravilha, e piloto madeirense não conseguiu manter posição, caiu para 3.º e viu o rival segurar o 2.º lugar. Tudo isto num clima de grande tensão em ambas as boxes.

A luta pelo ceptro na categoria GT4 Pro estava relançada. Na corrida da tarde, embora a confiança da dupla Nuno Pires/Niskanen estivesse em alta, Abreu e José Carlos Pires mantiveram a cabeça fria ao volante do BMW M4.

O título acabou por ir para os homens do carro assistido pela Speedy Motorsport e 2023 terminou da melhor maneira possível. Emoção até final, lutas em pista e drama. Não é isso que todos gostamos no desporto motorizado?

Notícias ao Minuto

Todos os títulos atribuídos

Mas nem só da categoria GT4 Pro se faz o Campeonato de Portugal de Velocidade e o Iberian Supercars Endurance. Fique com todos os vencedores das diferentes categorias do nosso campeonato mais prestigiado.

  • GT4 Pro: Francisco Abreu/José Carlos Pires (Speedy Motorsport) - BMW M4
  • GT4 Bronze: Jorge Rodrigues/Patrick Cunha (Veloso Motorsport) -Audi R8 LMS GT4
  • TCR e Turismos: Daniel Teixeira (JT59 Racing Team) - Cupra TCR
  • TC: Borja Hormigos/Héctor Hérnandez (Racing da Autoworks Motorsport) - BMW M240i
  • GTC e GTX: Álvaro Ramos/Fernando Soares (Araújo Competição) - Aston Martin Vantage 
  • Cup: Dave Benett/ Marcus Fothergill - Porsche 911 Cup

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório