Nos últimos dias tornou-se viral uma fotografia captada num posto de combustível em Alcácer do Sal, onde se observava uma enorme fila com vários modelos da Tesla.
Estes veículos elétricos encontravam-se à espera para realizar o carregamento das respetivas baterias num posto que tem, alegadamente, 10 Superchargers disponíveis para um carregamento até 150 kW.
Apesar de Portugal estar à frente de muitos países da Europa no que diz respeito à rede de carregamento de elétricos, a verdade é que em alguns postos situações destas podem acontecer pontualmente.
A venda de elétricos está a crescer a olhos vistos e só em meio ano já se venderam mais veículos elétricos do que durante os 12 meses de 2022.
No ano passado foram vendidos 17.817 veículos ligeiros de passageiros elétricos novos, enquanto no primeiro semestre de 2023 já se registaram 18.375 novos veículos elétricos.
Para se ter uma ideia, a rede Mobi.e integrava no final de julho um total de 4.809 postos de carregamento elétricos (3.673 públicos). Existem atualmente 50 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de estrada, enquanto que por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 68 tomadas.