Quanto pode um carro percorrer na reserva?

O depósito do carro entrar na reserva é uma situação natural. Mas, quanto pode percorrer desde que a luz indicadora acende no painel até abastecer? Há, ou não, o risco de ficar parado rapidamente?

Luz de carro na reserva

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/07/2025 14:21 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Auto

Dicas

A partir de um certo nível de combustível no carro, surge a luz da reserva no painel - o que indica que deve reabastecer rapidamente para continuar a circular. Quão rapidamente? Quantos quilómetros pode percorrer até reabastecer?

 

Esta pode ser uma questão que se coloca, principalmente se estiver a meio de uma autoestrada longe da área de serviço mais próxima, ou numa localização mais remota. Mas ainda tem margem de manobra suficiente para reabastecer sem se preocupar - embora deva fazê-lo o quanto antes.

De acordo com o ACP - Automóvel Club de Portugal, o carro entra em reserva quando chega a um nível de dez a 15 por cento da capacidade total do depósito.

A distância em concreto que pode percorrer varia de modelo para modelo, mas habitualmente varia entre 50 a 80 quilómetros - o que, por exemplo numa autoestrada, deverá ser suficiente para ir sem problemas até à área de serviço ou saída seguinte.

Muitos modelos mais modernos têm, até, a informação digital em números exatos com a estimativa de quantos quilómetros ainda pode percorrer, facilitando a leitura do quão longe é possível ir. No entanto, carros menos avançados ou mais antigos têm apenas o mostrador analógico que não permite ter uma informação tão detalhada.

Não circule na reserva

Quando o carro entra na reserva, é fortemente aconselhável que reabasteça assim que possível - esteja ou não preocupado em ficar sem combustível ou com as distâncias até ao posto de abastecimento mais próximo. Claro, sem perder a calma, pois como já dissemos, à partida é possível chegar sem sobressaltos à gasolineira seguinte. Isto porque ter o carro com baixos níveis de combustível tem riscos associados.

Desde logo, o de ficar parado na via caso fique sem o 'alimento' para o seu motor. Mas também há consequência negativas potenciais para o funcionamento do veículo.

A bomba de combustível tem de ser esforçar mais para sugar o combustível, o que no longo prazo acelera o desgaste se andar com baixos níveis de combustível for uma constante. Há, igualmente, o risco de passar ar no sistema, sendo um perigo acrescido de danos se o automóvel funcionar a gasóleo.

E os resíduos? As impurezas podem acumular-se no fundo do depósito não só em carros mais antigos, como também nos modernos. E, estando na reserva com frequência, esses resíduos podem chegar à bomba de combustível entupindo - até porque o filtro pode não conseguir reter tudo. O injetor e cilindros também podem sofrer.

Leia Também: Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas