A BorgWarner, empresa norte-americana, investiu cerca de 90 milhões de euros numa nova unidade industrial em Viana do Castelo, que vai servir para produzir componentes para veículos elétricos, como motores e módulos de acionamento integrados.
Na localidade de Lanheses, as novas instalações foram inauguradas na passada quarta-feira e contam com um total de 62.500 metros quadrados.
O investimento da BorgWarner teve apoios de fundos europeus (13 milhões de euros), mas também do Governo português, que concedeu 3 milhões de euros em benefícios fiscais. Recorde-se que o grupo empresarial dos EUA já investiu 45 milhões de euros nos últimos nove anos em Portugal. numa operação que culmina o interesse daquele gigante norte-americano na região, onde já investiu 45 milhões de euros nos últimos nove anos.
Vão ser criados 350 postos de trabalho em Viana do Castelo, recordando ainda que a BorgWarner também está localizada no Seixal, onde totaliza mais de 600 funcionários.
"Uma vez que a procura de tecnologia de eletrificação continua a crescer, a nova fábrica irá fornecer uma maior capacidade de produção para apoiar os nossos clientes OEM nas suas transformações de eMobility,", afirmou Hugues Simion, diretor da fábrica da BorgWarner em Viana do Castelo.
A BorgWarner fornece tecnologias de eletrificação avançadas para aplicações de 400V e 800V, tendo uma linha de produtos de eMobility. Neles incluem-se sistemas de baterias, controladores, carregadores, motores elétricos compactos ou sistemas de gestão térmica.