Mercedes-AMG quer carros elétricos emocionais com sensações de combustão

Simular os sons e as caixas de velocidade dos motores de combustão em elétricos é um caminho a ser explorado na indústria. A Mercedes-AMG irá fazê-lo nos seus futuros carros elétricos.

Mercedes-AMG Concept AMG GT XX

© Mercedes-Benz AG

Notícias ao Minuto
07/07/2025 10:47 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Auto

Mercedes-AMG

A Mercedes-AMG apresentou recentemente o concept car GT XX, mostrando também um vídeo em que o carro faz uma 'passagem de caixa' antes de parar.

 

E, de facto, a futura versão de produção irá mesmo simular uma caixa de velocidades e os sons de um carro com motor de combustão - à semelhança do que já acontece, por exemplo, com o Hyundai Ioniq 5 N, que imita a identidade sonora de um automóvel 'convencional'.

O carro alemão terá altifalantes integrados nos faróis "para emitir o som de condução". Esta é uma estreia, constituindo também "sinais para proteção dos peões". Terá, ainda, tecnologia de membrana passiva na barra de som.

Markus Schäfer, diretor de tecnologia do Mercedes-Benz Group, revelou a abordagem do fabricante numa entrevista à publicação britânica Autocar: "A sensação do carro tem de tocar o lado emocional. E se não o fizer, não cumpre o trabalho. Isto é o que fazem os carros da AMG, e é exatamente isso que iremos transferir, peça a peça, para este AMG GT XX".

Autenticidade é uma palavra-chave para o responsável do fabricante, que quer que este futuro carro cumpra as mesmas expectativas que existiriam de um carro de combustão: "A AMG é, também, uma experiência emocional de um ponto de vista acústico, em termos de ruído e vibração, e é exatamente isso que devem esperar também neste carro. Podem esperar tudo o que têm hoje nos AMG V8, V12 orientados para as corridas".

Os carros elétricos têm vindo a ganhar espaço, mas há aspetos únicos de carros com motores de combustão. Markus Schäfer admitiu que não é fácil atrair a carros elétricos aqueles que são fãs mais acérrimos de motores V8: "Um carro puramente elétrico não faz o trabalho", confidenciou.

Em todo o caso, a AMG arrisca em enveredar por um futuro elétrico, preparando este GT XX. Os seus motores inovadores deverão começar a ser produzidos já no próximo ano.

O AMG GT XX em resumo

Ainda em versão concetual, o Concept AMG GT XX é um carro elétrico com mais de 1.000 kW / 1.300 cv de potência, que pode superar os 360 km/h de velocidade. Tem três motores de fluxo axial e baterias novas de alto desempenho. A autonomia em ciclo WLTP pode ser reposta em 400 quilómetros com apenas cerca de cinco minutos de carga.

Os motores estão integrados em duas Unidades Elétricas de Tração de Alto Desempenho (HP.EDU) - uma à frente com um motor que serve como 'boost', outra atrás com dois motores.

Trata-se de um fastback de silhueta baixa, com uma grelha específica da AMG e um grande cuidado aerodinâmico nas suas linhas - incluindo as barbatanas nas saídas de ar no capot. Os puxadores das portas são embutidos e o óculo traseiro não existe.

Por dentro, há dois grandes ecrãs e um volante que faz lembrar os de competição e é similar ao do AMG One. Há tubos iluminados em cor-de-laranja que contribuem para a sensação de estar num carro elétrico. Os bancos são fabricados em fibra de carbono.

Leia Também: Mercedes Concept AMG GT XX. Um pioneiro elétrico com mais de 1.300 cv

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas