Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Esta é a idade média dos automóveis elétricos. Más notícias?

Afinal de contas, a idade média dos modelos a gasóleo ou a gasolina é superior a 12 anos, segundo dados avançados pelo relatório da S&P Global.

Esta é a idade média dos automóveis elétricos. Más notícias?
Notícias ao Minuto

08:07 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Auto Elétricos

O automóvel elétrico, acredite-se ou não, é uma alternativa ao automóvel de combustão interna há pouco mais de uma década.

A chegada da primeira geração do Nissan LEAF em 2009 mudou a tecnologia para sempre. É certo que a Tesla tem sido o pilar deste crescimento, mas a verdade é que muitos consumidores estavam à espera de um modelo puramente eléctrico. Afinal de contas, as muitas vantagens (mas também desvantagens) destes automóveis alimentados por bateria são bem conhecidas.

E até que idade pode resistir um elétrico? A idade média de um carro eléctrico nos Estados Unidos é de 3,6 anos, muito baixa em comparação com a de um carro de combustão interna. Será este um fator-chave na avaliação da sua compra? Por que é que existe uma diferença tão grande?

Um primeiro olhar sobre a idade média dos automóveis eléctricos atuais pode sugerir que a tecnologia é um pouco inferior à oferecida por um veículo de combustão interna, certo? Afinal de contas, a idade média dos modelos a gasóleo ou a gasolina é superior a 12 anos, segundo dados avançados pelo relatório da S&P Global. Enquanto estes últimos podem ter a variável fiabilidade incluída na equação, o mesmo não acontece com os primeiros. O automóvel elétrico é muito jovem, pelo que é normal que este elemento-chave não possa ser refletido.

De facto, estamos a observar como este valor está a diminuir ao longo dos anos. Na última publicação, a idade média do carro eléctrico era de 3,7 anos, um ponto a mais do que neste último relatório. Isto implica, sabendo que a fiabilidade não pode entrar na equação, que cada vez mais carros estão a ser comprados e em maior volume. Tudo indica que o automóvel elétrico está muito mais próximo de ser a peça central da transição ecológica. Os fabricantes estão, afinal, a fazer mais esforços ao longo dos anos.

Leia Também: Tesla vende mais do que elétricos. Há apitos, cervejas e canecas

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório