Esta é a idade média dos automóveis elétricos. Más notícias?

Afinal de contas, a idade média dos modelos a gasóleo ou a gasolina é superior a 12 anos, segundo dados avançados pelo relatório da S&P Global.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/06/2023 08:07 ‧ 07/06/2023 por Notícias ao Minuto

Auto

Elétricos

O automóvel elétrico, acredite-se ou não, é uma alternativa ao automóvel de combustão interna há pouco mais de uma década.

A chegada da primeira geração do Nissan LEAF em 2009 mudou a tecnologia para sempre. É certo que a Tesla tem sido o pilar deste crescimento, mas a verdade é que muitos consumidores estavam à espera de um modelo puramente eléctrico. Afinal de contas, as muitas vantagens (mas também desvantagens) destes automóveis alimentados por bateria são bem conhecidas.

E até que idade pode resistir um elétrico? A idade média de um carro eléctrico nos Estados Unidos é de 3,6 anos, muito baixa em comparação com a de um carro de combustão interna. Será este um fator-chave na avaliação da sua compra? Por que é que existe uma diferença tão grande?

Um primeiro olhar sobre a idade média dos automóveis eléctricos atuais pode sugerir que a tecnologia é um pouco inferior à oferecida por um veículo de combustão interna, certo? Afinal de contas, a idade média dos modelos a gasóleo ou a gasolina é superior a 12 anos, segundo dados avançados pelo relatório da S&P Global. Enquanto estes últimos podem ter a variável fiabilidade incluída na equação, o mesmo não acontece com os primeiros. O automóvel elétrico é muito jovem, pelo que é normal que este elemento-chave não possa ser refletido.

De facto, estamos a observar como este valor está a diminuir ao longo dos anos. Na última publicação, a idade média do carro eléctrico era de 3,7 anos, um ponto a mais do que neste último relatório. Isto implica, sabendo que a fiabilidade não pode entrar na equação, que cada vez mais carros estão a ser comprados e em maior volume. Tudo indica que o automóvel elétrico está muito mais próximo de ser a peça central da transição ecológica. Os fabricantes estão, afinal, a fazer mais esforços ao longo dos anos.

Leia Também: Tesla vende mais do que elétricos. Há apitos, cervejas e canecas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas