Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Rovanperä termina primeiro dia na liderança do Rali de Portugal

O piloto finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) concluiu o primeiro de três dias da 56.ª edição do Rali de Portugal, quinta prova do Campeonato do Mundo, na liderança da corrida, após vencer três das oito especiais do dia.

Rovanperä termina primeiro dia na liderança do Rali de Portugal
Notícias ao Minuto

20:27 - 12/05/23 por Lusa

Auto Rali de Portugal

O mais jovem campeão mundial de sempre, e que na edição passada se tornou também no mais novo a vencer o Rali de Portugal, terminou com o tempo de 1:22.27,7 horas, deixando o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) na segunda posição, a 10,8 segundos, e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) na terceira, a 26.

O belga chegou à superespecial da Figueira da Foz na quinta posição, mas conseguiu subir duas posições após bater o francês Pierre Loubet (Ford Puma) e o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20), quarto e quinto, respetivamente.

Os três pilotos estão separados por apenas 1,3 segundos, mas Loubet não se livrou de um susto, quando o seu carro teve um princípio de incêndio ainda durante a manhã.

O dia ficou marcado pelo despiste sofrido pelo britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), líder do campeonato à partida desta prova, no troço de Mortágua, o sétimo e penúltimo do dia.

Evans abriu a pista ao longo de todo o dia, mas não evitou uma saída de estrada violenta, com o carro a ficar preso entre várias árvores e bastante danificado.

O britânico e o copiloto Scott Martin saíram ilesos e pelo próprio pé, mas a sua continuidade está em dúvida, dada a extensão dos danos sofridos pelo Yaris.

Pierre Loubet foi o primeiro líder, ao surpreender na primeira passagem pela Lousã, mas o estónio Ott Tänak (Ford Puma) atacou em Góis 1 e saltou para o comando, que manteve até ao final da secção matinal.

Mas, na primeira especial da tarde, novamente na Lousã, Tänak furou e cedeu quase um minuto, caindo para o sexto lugar final, a 1.04,7 minutos do líder, que geriu o andamento até final do dia e ainda viu Sordo fazer um pião em Mortágua, que lhe custou 11 segundos, depois de também ter passado pela liderança.

A prova lusa teve hoje quatro líderes diferentes nas cinco primeiras especiais. 

Pelo caminho ficou, também, o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), com um problema no alternador ainda durante a manhã, deixando a corrida lusa com apenas seis carros WRC em prova.

Nos WRC2, o líder no final do primeiro dia é o sueco Oliver Solberg (Skoda Fábia), numa categoria muito afetada pelos furos, sobretudo nas especiais da tarde (Lousã 2, Góis 2, Arganil 2 e Mortágua).

Solberg tem 50,2 segundos de vantagem sobre o britânico Gus Greensmith (Skoda Fábia) e 1.41,1 minutos sobre o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fábia).

No sábado, os pilotos enfrentam mais sete especiais, com um total de 148,88 quilómetros cronometrados.

O dia começa às 07:35, na primeira passagem por Vieira do Minho. Segue-se Amarante 1 (09:05), Felgueiras 1 (10:35), antes da pausa de almoço.

À tarde, os pilotos fazem uma segunda passagem pelas mesmas especiais, às 15:05, 16:35 e 18:05, respetivamente. O dia termina com a superespecial de Lousada, às 19:05.

Leia Também: Carro de Elfyn Evans ficou neste estado após acidente no Rali de Portugal

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório