A performance do Aston Martin AMR23 surpreendeu na primeira prova do Mundial de Fórmula 1 em 2023. No Grande Prémio do Bahrain, Fernando Alonso conseguiu qualificar em terceiro e alcançou o pódio na corrida, confirmando assim os bons argumentos do monolugar preparado pela equipa britânica para esta temporada.
Se o objetivo era fazer um carro mais rápido do que o RB18 da Red Bull, que valeu o título a Verstappen em 2022, este foi conseguido para própria surpresa... interna.
O AMR23 começou a ser desenhado em abril de 2022 e a verdade é que superou as expectativas.
"Queríamos ser melhores que a Red Bull do ano passado em todas as áreas com o AMR23", começou por dizer um engenheiro da Aston Martin, em declarações reproduzidas ao jornal Motor.es.
"Trabalhámos com determinados valores a partir de dados de GPS. Quando na realidade superamos esses objetivos, inicialmente pensámos que tinha de haver um erro", acrescentou.
Recorde-se que o tempo registado por Fernando Alonso na qualificação para o Grande Prémio do Bahrain foi de 1m30,336s, menos 0,222 segundos que a pole position alcançada por Charles Leclerc em 2022 no mesmo circuito. Já comparando ao tempo do RB18 de Max Verstappen na qualificação do GP de Bahrain de 2022, Alonso superou-o em 0,345 segundos.