Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Experimentámos o novo pneu da Bridgestone e não há melhor à chuva

Pneu Turanza 6 está disponível no mercado desde janeiro deste ano.

Notícias ao Minuto

08:04 - 28/02/23 por Ruben Valente

Auto Bridgestone

Viajámos até Huelva para ver (e sentir) ao vivo tudo aquilo que o novo pneu da Bridgestone tem para oferecer, tanto no dia a dia, como nas condições mais extremas. Não, não fomos experimentar a gama Potenza, direcionada para automóveis desportivos, mas sim o novo Turanza 6, indicado para veículos SUV, passageiros em geral ou qualquer tipo de carro elétrico.

O que oferece de novo este pneu? Vamos primeiro às características. Com a segurança a ser a grande prioridade no desenvolvimento deste pneu, o Turanza 6 foi desenvolvido com base no seu antecessor, mas oferece mais 22% de vida útil que o Turanza 5.

Afirma a Bridgestone que este é o melhor pneu para a condução à chuva da sua categoria. Algo que pudemos comprovar no circuito de Monteblanco, em Huelva.

O trabalho e o investimento feito no desenvolvimento de tecnologia - cerca de 600 milhões de euros anuais - permitiu à Bridgestone fazer com que este Turanza 6 tivesse menos 4% de resistência ao rolamento do que o Turanza 5, o que ajuda no consumo de combustível ou no aumento de autonomia, no caso dos automóveis 100% elétricos.

O pneu Turanza 6 conta com a tecnologia ENLITEN, que oferece uma dispersão do enchimento otimizada e uma mistura química inovadora de polímeros e do composto de borracha. Na condução à chuva, por exemplo, o escoamento da água é mais suave, enquanto que na resistência ao rolamento reduz as forças laterais do ar.

Disponível desde janeiro deste ano, de 17 a 22 polegadas, a Bridgestone disponibilizará 136 medidas no mercado, sendo que 34 destas serão novas no portefólio da marca.

Turanza 6 no dia a dia

Antes de colocar à prova na sua plenitude os novos pneus da Bridgestone, a marca permitiu-nos experimentar os Turanza 6 no 'habitat' para que foram criados. Fizemo-nos à estrada, nos arredores de Huelva, com um Mercedes Classe E (E 220d) e rapidamente percebemos que num piso com boas condições o ruído é realmente diminuto.

Não sendo completamente silencioso, a insonorização está muito bem conseguida por parte da Bridgestone. Não roça a perfeição, até porque a avaliação (letra B) não mente, mas é muito satisfatório neste capítulo.

Ao nível do consumo de combustível, não conseguimos ter tempo suficiente para avaliar e na condução em piso molhado avaliaremos mais à frente, porque o dia estava solarengo em Espanha.

Notícias ao Minuto

Levado ao limite a 200 km/h e a travagens bruscas

Não somos profissionais de competição, mas levámos connosco um piloto profissional, que nos deu as melhores indicações para extrair o máximo dos Turanza 6 no circuito de Monteblanco, em Huelva.

Foram quatro voltas alucinantes, onde tentámos espremer ao máximo o potencial de um pneu que, recorde-se, não foi feito a pensar numa condução extrema e agressiva. Ainda assim, o pneu portou-se lindamente quando equipou o T-Roc R da Volkswagen que conduzimos.

Foram 300 cv à nossa disposição e uma boa dose de adrenalina. Curvas apertadas, travagens bruscas, mudanças de direção repentinas e até uma curva cega... Nada fez com que os Turanza 6 vacilassem. Neste capítulo, temos que ser sinceros. O pneu deu uma resposta perfeita a todos os desafios a que foi chamado nos cerca de oito minutos de prego a fundo.

Notícias ao Minuto

Não gosta de dançar à chuva

Depois de condução em cidade e em circuito, a Bridgestone preparou quatro exercícios especiais em piso molhado, graças à rega que o circuito de Monteblanco dispõe. Travagem em reta, travagem em curva, desvio brusco de um obstáculo e o teste do alce.

E é aqui que, mesmo depois de termos andado a velocidades altas e em travagens de cortar a respiração, o Turanza 6 mais nos impressionou. Não houve qualquer 'dança à chuva'. O Volkswagen Taigo, utilizado para estes exercícios, nunca patinou, nem nunca ficou descontrolado, graças à aderência incrível demonstrada pelos pneus Bridgestone.

Foi realmente um comportamento impressionante quando, sem qualquer pisão no travão, fizemos uma curva apertada a mais de 70 km/h. Pode parecer pouco, mas garantimos que em piso molhado esta era uma velocidade que poderia fazer um carro perder o controlo a qualquer momento.

O número (86%) já comprovava que este era o melhor pneu da categoria em piso molhado, mas ao vivo pudemos comprovar que nem uma guinada forte para a esquerda e logo outra de seguida para a direita consegue fazer com que à chuva o Turanza 6 perca a aderência ao asfalto.

Fique com o vídeo das várias atividades em piso molhado no circuito de Monteblanco, na galeria acima.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório