O DS E-Tense Performance foi eleito o concept (protótipo) do ano nos Prémios GQ de 2023.
Estes prémios, que este ano incluíam exclusivamente automóveis elétricos ou híbridos plug-in, destinam-se a selecionar os automóveis cuja inspiração, paixão e integridade automóvel "façam acelerar a pulsação do júri".
Integrada na Fórmula E, a marca francesa aproveitou todo o seu know-how na modalidade de monolugares elétricos e desenvolveu um protótipo que dá pelo nome de DS E-Tense Performance. Este apresenta uma monocoque em carbono em que toda mecânica foi retirada de monolugar de Fórmula E.
"A geometria da suspensão é capaz de garantir a melhor aderência possível à estrada, tal como nos circuitos de corridas urbanas frequentemente rugosos, e perante quaisquer condições meteorológicas", refere a DS.
O E-Tense Performance conta com dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na parte traseira), correspondendo a 815 cv de potência e a um binário de 8.000 Nm transmitido às quatro rodas.
Estes dois motores elétricos oferecem um excecional nível de desempenho e permitem ao veículo passar dos 0 aos 100 km/h em... 2,0 segundos. A carga de 350 kW permite que a bateria seja totalmente recarregada em apenas cinco minutos.
A bateria é compacta e encontra-se alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono, projetado pela DS Performance, estando colocada numa posição central traseira. Inspirada nos monolugares elétricos da Fórmula E, e desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft, conta com fases de aceleração e de regeneração até um máximo de 600 kW.
Fique com as imagens do DS E-Tense Performance.