Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Se quiser poluir menos com o seu carro tem de fazer isto

Mesmo com um automóvel com um motor a combustão pode reduzir a poluição que provoca. Como? É o que explicamos.

Se quiser poluir menos com o seu carro tem de fazer isto
Notícias ao Minuto

08:31 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Auto Dicas

O melhor para o ambiente é não ter, de todo, um carro a combustão. No entanto, se por algum motivo não pode ou ainda não pretende comprar um, saiba que pode ajudar a que o seu automóvel polua menos o ambiente. O que precisamos de fazer para reduzir as emissões de CO2?

  • Desligar o carro enquanto estamos parados - Se está com o carro estacionado ou parado por mais de um minuto, se desligar a viatura está a contribuir para uma menor poluição.
  • Não 'esticar' as relações - Ao irmos numa marcha até às 3.000 ou 4.000 rpm estamos a poluir mais. Num carro a gasolina poderemos trocar de relação às 2.000 rpm, enquanto que a diesel o conselho é trocar entre as 1.500 e as 2.000 rpm.
  • Limitar o uso do ar condicionado - Como a grande maioria sabe, utilizar o AC no automóvel faz com que o mesmo gaste mais combustível. Ora, quanto mais combustível, mais poluição.
  • Ter atenção ao filtro do óleo - Um motor bem lubrificado expulsa menos fumo e, além disso, manter o filtro do óleo limpo faz com que o ar entre corretamente, tendo assim impacto direto no consumo.
  • Veja o tubo de escape e catalisador - É no sistema de escape de um automóvel que ficam retidas o maior número de substâncias nocivas originadas pela combustão, antes de serem lançadas para atmosfera. É preciso garantir que não haja fugas, até porque vai resultar numa má combustão do motor.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório