Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Guilherme Oliveira, o mais novo português a conquistar um título da FIA?

Este fim de semana termina o European Le Mans Series, que pode ser particularmente especial para o jovem piloto português.

Guilherme Oliveira, o mais novo português a conquistar um título da FIA?
Notícias ao Minuto

14:05 - 14/10/22 por Notícias ao Minuto

Auto ELMS

Com apenas 17 anos, Guilherme Oliveira pode tornar-se, este fim de semana, no Autódromo Internacional do Algarve, o mais jovem piloto português a conquistar um título nos campeonatos internacionais da FIA, neste caso o European Le Mans Series, na categoria LMP3, considerada a antecâmara das famosas 24 Horas de Le Mans. 

Nascido e criado em Vila Nova de Gaia, tal como a maioria dos jovens talentos do automobilismo, Guilherme começou a dar os primeiros passos no karting, considerada a grande escola da modalidade.

No caso de Guilherme Oliveira, o jeito natural para os karts e para as pistas ficou desde logo evidente e, ao longo de seis épocas, construiu um dos mais impressionantes currículos da história do karting em Portugal: 15 títulos oficiais em diferentes campeonatos nacionais e ibéricos de IAME e Rotax, os dois principais construtores de motores da modalidade.

Quando deu o salto para os monolugares, através da Fórmula 4, Guilherme Oliveira confirmou o potencial que já tinha demonstrado nos karts, ao subir ao pódio numa prova do exigente Campeonato de Espanha de Fórmula 4. Foi nesta altura que entrevistámos pela primeira vez o prodígio luso.

Porém, em outubro de 2021, surgiu um convite que mudou a (curta) carreira de Guilherme Oliveira: disputar as 4 Horas de Portimão, num protótipo LMP3 da ELMS (European Le Mans Series), o equivalente ao Campeonato da Europa dos carros que disputam das 24 Horas de Le Mans. Nessa altura, tornou-se o mais jovem piloto de sempre a disputar uma prova da ELMS, com apenas 16 anos. A performance foi promissora e o rumo da carreira de Guilherme Oliveira alterou-se.

Em dezembro de 2021, a equipa InterEuropol convidou Guilherme Oliveira para um teste e a performance do jovem português motivou um convite para disputar o Asian Le Mans Series, onde o jovem português pôde descobrir a pilotagem de um LMP3 em duas pistas completamente novas para si: o Autódromo do Dubai e o Circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi, que recebe anualmente a Fórmula 1. Foi essa experiência no Médio Oriente que preparou Guilherme Oliveira para a temporada na ELMS em 2022, que culminará este fim de semana, no Algarve.

Quis o destino que este capítulo, que pode ser brilhante para a carreira de Guilherme Oliveira, terminasse em Portugal. Como compnheiros de equipa, o jovem tem o norte-americano Charles Crews (34 anos) e o chileno Nico Pino (18 anos). Um trio que chega a Portimão motivado por três triunfos na categoria LMP3, em três circuitos icónicos: Monza (Itália), Barcelona (Espanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica). Foi esta série de vitórias, e a consistência revelada ao volante do protótipo francês Ligier JS P320, que permitiu a Oliveira, Crews e Pino saltarem para a liderança do campeonato, com 19 pontos de vantagem sobre os três pilotos da equipa suíça Cool Racing: Mike Benham, Malthe Jakobsen e Maurice Smith.

Caso conquiste o campeonato em Portimão, Guilherme Oliveira torna-se o mais jovem piloto português a vencer um campeonato internacional de automobilismo da FIA, sucedendo a grandes nomes do desporto português como Pedro Lamy, Álvaro Parente, Filipe Albuquerque ou António Félix da Costa.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório