Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

M4 Competition e Cooper S: Dois descapotáveis para gostos diferentes

Fique com as nossas impressões a dois automóveis feitos para o verão.

Notícias ao Minuto

10:21 - 09/09/22 por Ruben Valente

Auto BMW

O verão está perto do seu final, mas as temperaturas altas parecem manter-se por mais uns tempos. Por isso, continuamos numa boa altura para andar de descapotável. E se está interessado num, este artigo pode ser para si. 

Neste ensaio duplo trazemos-lhe dois dois dos modelos cabriolet mais apetecíveis do mercado: o BMW M4 Competition xDrive e o MINI Cooper S Resolute Edition. Ambos servem o mesmo propósito de passear de cabelo ao vento, mas são dois automóveis bastante diferentes. Qual é aquele que melhor se adequa a si? Vamos às nossas impressões.

O M4 Competition xDrive Cabrio dispensa muitas apresentações. O seu cartão de visita é o motor de seis cilindros em linha, de 3.0 litros de capacidade, capaz de debitar 510 cv de potência. Já tínhamos tido oportunidade de o conduzir, mas não a céu aberto. Acredite é uma aceleração que se sente ainda mais com a capota para baixo. São precisos menos de quatro segundos para atingir os 100 km/h, por isso... imagine. 

Quando me sentei ao volante de um M3 Competition no Estoril, apelidei-o de "besta". Um nome que assenta também muito bem neste M4 Cabrio. Com a diferença que as sensações se multiplicam com a capota para baixo. A adrenalina sente-se em poucos segundos, mas a diversão é-nos garantida em todos eles. E mesmo que assuste, rapidamente ao aventurarmo-nos um pouco mais com este M4 Competition sentimos que, apesar da alma viva deste desportivo, a BMW teve um cuidado especial com a segurança na condução deste modelo.

Notícias ao Minuto

Falemos agora do grande destaque desta versão: a capota. Ela é fabricada com várias camadas de lona e é 18% mais leve que a da geração anterior. Pode ser aberta ou fechada em andamento e são necessários apenas 18 segundos para este processo.

De resto, em termos visuais, o M4 Competition Cabrio mantém o estilo agressivo do seu 'irmão' coupé.  As entradas de ar no pára-choques dianteiro são as mesmas, o capô mantém as saídas de ar ou as quatro saídas de escape também estão presentes neste modelo. Graças ao pack opcional M Carbon, destaque para os extras em fibra de carbono com os quais podemos dotar este modelo: entradas de ar dianteiras, grelha frontal,  saias laterais e difusor traseiro.

Por fim... vamos ao preço. Todas as boas sensações e todo o comportamento dinâmico que o M4 Competition xDrive Cabrio apresenta reflete-se no preço. A versão que a BMW nos convidou a experimentar custa - já com impostos e muito apetrechado de extras - 165.495 euros.

Notícias ao Minuto

Passando para o MINI Cooper S Cabrio, temos de ter em conta que é um automóvel completamente diferente. Desde a potência do motor até ao preço. Ainda assim não deixa de ser um carro de um segmento premium e um dos poucos compactos que ainda se apresentam com capota retrátil.

O MINI Cooper, que já vai na sua 3.ª geração, é por si só um carro único. Quem já conduziu um sabe do que estou a falar, essencialmente pela sua posição de condução e pelo seu baixo centro de gravidade. Este modelo que ensaiámos é ainda mais especial pelo facto de ser descapotável, mas também por ser uma edição especial: a Resolute. O que traz de novo? Pequenos detalhes estéticos que nos transportam para um MINI 'old school', mas que ao mesmo tempo não descura a modernidade.

Notícias ao Minuto

Na minha opinião e fazendo uma comparação, provavelmente, pouco justa entre ambos, o Cooper S serve melhor o propósito daquilo que o descapotável pode oferecer. Um carro de passeio, que oferece uma boa resposta comportamental se assim necessitarmos, mas sem grandes excessos. O motor que alimenta este exemplar é o quatro cilindros turbo da BMW, com 2.0 litros de capacidade, capaz de debitar 178 cv e 280 Nm de binário.

No que diz respeito à capota de lona, esta também tem acionamento elétrico e demora 18 segundos a abrir ou a fechar. Em termos de espaço, ele é diminuto, mas não por ser descapotável. Aliás, a mala - que abre para baixo devido à capopa - até tem mais quatro litros do que a versão fechada. Como nem tudo pode ser perfeito, sinto-me obrigado a fazer um reparo daquilo que menos gostei neste modelo. Quando a capota está para baixo, o espelho retrovisor deixa de ser necessário. Porquê? Porque a capota tira-nos toda a visibilidade. Qualquer veículo ou pessoa que esteja atrás do Cooper S Cabrio enquanto a capota não está para cima fica quase invisível para o condutor.

Dos consumos do M4 Competition não falei, mas dadas as características do desportivo da BMW, o leitor provavelmente nem precisa de grandes contas para saber que não é, de todo, um dos carros mais poupados que existem. Uma média de 8,7 l/100 km foi o melhor que conseguimos após quatro dias ao volante. Já o MINI Cooper S apresenta, de forma lógica, outros números. Se deixarmos de lado o modo Sport, onde o automóvel se sente desde logo com um pouco mais de nervosismo, os consumos são bastante razoáveis e podem rondar a casa dos 6l/100 km.

Notícias ao Minuto
Uma palavra ainda para o habitáculo deste Cooper S. Não é espaçoso, nem sequer é dos mais tecnológicos, mas perdoem-me, pois sei que os gostos não se discutem. Tudo está no local certo e tudo o que a MINI coloca à disposição do condutor faz sentido. Depois, claro, a identidade MINI continua sempre presente e vincada com os botões diferenciados de que dispõe.

Por fim, falemos no preço. O valor desta versão que ensaiei (a Resolute Edition) é de 44.872 euros.

Fique com as imagens do BMW M4 Competition xDrive Convertible e do MINI Cooper S Cabrio Resolute Edition na galeria acima.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório