Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

BMW Ultimate Experience: Um sonho concretizado por um M3

O Auto ao Minuto teve a possibilidade de conduzir um BMW M3 (G80) no Autódromo Fernanda Pires da Silva.

Notícias ao Minuto

09:33 - 07/06/22 por Ruben Valente

Auto BMW

Quem nunca desejou começar o seu dia com várias voltas ao circuito do Estoril? Esta é uma oportunidade que não está ao alcance de todos, e se juntarmos o facto de termos conduzido o novo BMW M3 Competition no traçado do Autódromo Fernanda Pires da Silva, a experiência torna-se ainda mais exclusiva. O Auto ao Minuto aceitou o convite da BMW e não poderíamos imaginar melhor forma de iniciar a sexta-feira passada.

Havia disponibilidade de conduzir vários modelos M - M3 e M4 - no seu habitat natural, sendo que escolhemos o M3 (G80), marcado com o #1 que vê na imagem acima. Acompanhado por um instrutor profissional ao lado, as condições de segurança estavam reunidas para experimentar os 510 cv provenientes do bloco de seis cilindros em linha.

Confesso que estava à espera de uma boa dose de adrenalina, mas o M3 Competition fez com que esta experiência fosse ainda mais surpreendente. Nas duas voltas lançadas que realizei, a segunda correu francamente melhor e foi precisamente nessa que consegui aventurar-me um pouco mais, apesar de o piso estar molhado. A precaução teve, logicamente, de ser maior, mas nem por isso foi menos divertido. 

Notícias ao Minuto

A travagem a fundo no final da reta, acertar em cada apex do circuito, a velocidade a que temos de fazer a parabólica para não sermos surpreendidos com a perda da traseira foram, para mim, os pontos mais desafiantes de um circuito bastante rápido e técnico.

O BMW M3 portou-se lindamente. Ao sentir a frente a querer fugir, ainda que de forma ligeira, a traseira compensava. Mesmo com uma aceleração mais brusca à saída de uma curva - e reforço que o piso não estava seco -, o M3 foi dono de um comportamento exemplar. É uma verdadeira 'besta' de pista, mas qualquer condutor vai sentir uma conexão imediata com ele, uma vez que não é um daqueles carros com mais de 500 cv de potência com um feitio especial.

As sensações foram as melhores e se há local para experimentar todo o potencial de um M3 ou M4 é realmente num circuito. A forma como acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos, a rapidez com que trava e a maneira como consegue abordar cada curva são sensações que só podem ser vividas ao máximo numa pista de competição, acredite.

Notícias ao Minuto

No fim da nossa experiência, fizemos uma volta de arrefecimento, regressámos ao pit-lane e passei para o lugar do passageiro. O instrutor tomou as 'rédeas' do M3 e pude ter o privilégio de assistir in loco a uma simulação de corrida.

Uma pequena brincadeira entre dois BMW modelos M em pista, como se de uma corrida se tratasse. Ora ultrapassa, ora defende posição... Mais uma dose de adrenalina oferecida por dois profissionais, que nos fez assim terminar a manhã no Estoril da melhor forma.

Uma experiência muito positiva, mas que... não fica por aqui. O que acabei de contar foi apenas a última parte do BMW Ultimate Experience. Houve mais do que ação em pista, mas essa história fica para amanhã, quarta-feira. Fique atento caso queira saber mais sobre a experiência ao volante de um BMW iX e BMW i4.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório