A durabilidade é uma das maiores dúvidas dos automobilistas em relação a automóveis 100% elétricos, sendo a a degradação da bateria uma das maiores preocupações. Por esta questão, Kyle Conner, do canal de Youtube Out of Specs Reviews, esteve com Christian, o proprietário de um Tesla Model X 100D de 2017 com mais de... 300.000 quilómetros.
Christian utiliza-o diariamente há já cinco anos e, ao contrário da grande maioria dos proprietários de Tesla, carrega quase sempre o seu veículo nos Superchargers da marca, ao invés de o fazer em casa (que é melhor e sai mais barato). Segundo ele, utiliza os carregadores públicos cerca de 80% das vezes em que carrega o Model X.
Passando ao componente que mais interessa: a bateria. Quando era nova, a bateria do Model X 100D tinha 93,7 kWh de capacidade útil. Volvidos cinco anos e cerca de 320.000 quilómetros, esta apresenta uma capacidade de 83,8 kWh, o que se traduz nuns 10% de degradação, segundo os cálculos do dono. Um número de referência, uma vez que o veículo é carregado com muita frequência.
Como pode ver no vídeo, o interior está bem estimado, apesar de o volante apresentar já sinais de algum desgaste.
No ato da condução, Kyle Conner não ouviu qualquer barulho e o Tesla Model X apresentou-se em excelentes condições. Fique com as imagens abaixo e perceba todos os pormenores. Afinal de contas, tudo depende de inúmeros fatores, mas este Tesla demonstrou que um carro 100% elétrico pode durar vários anos e fazer milhares de quilómetros com o mesmo motor e bateria.