Tribunal obriga Tesla a pagar mais de 100.000 euros a cliente

Tudo devido a uma falha no sistema Autopilot.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/07/2022 13:24 ‧ 18/07/2022 por Notícias ao Minuto

Auto

Tesla

Um tribunal de Munique ordenou que a Tesla pagasse mais de 100.000 euros a uma cliente, depois desta ter reclamado e apresentado queixa devido a problemas relacionados com o software Autopilot, de acordo com o que informa o jornal alemão Der Spiegel.

De acordo com os dados divulgados, o carro foi entregue em março de 2017, depois de a cliente ter pagado 112.640 euros, sendo que o Autopilot teve um custo de 5.500 euros. Não tinham ainda passado muitos meses até que a queixosa começou a detetar problemas no sistema. Em novembro de 2017 começaram as primeiras anomalias e o tribunal veio a confirmar que o software tinha defeito.

No julgamento foi declarado que o Autopilot não foi confiável na deteção de obstáculos e que os travões podiam ser acionados de forma repentina sem um motivo aparente. O tribunal considerou mesmo que o facto de o carro travar repentinamente representava um "perigo enorme" para o trânsito da cidade.

De acordo com a mesma fonte, o advogado da marca norte-americana alegou que o Autopilot não é um sistema para a utilização em cidade, mas este foi um argumento que não foi aceite pelo tribunal.

O tribunal ordenou que a Tesla pagasse à sua cliente 99.420 euros, mais 5% de juros, e determinou que Tesla deveria pagar 80% dos honorários legais, enquanto a mulher os restantes 20%.

Até ao momento, a Tesla não se pronunciou publicamente sobre este caso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas