Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Provavelmente já não irei ver o meu recorde ser batido em Le Mans"

Conseguir mais de nove vitórias nas 24 Horas de Le Mans? É possível, mas não dentro em breve, segundo Tom Kristensen.

"Provavelmente já não irei ver o meu recorde ser batido em Le Mans"
Notícias ao Minuto

08:23 - 07/06/22 por Ruben Valente

Auto 24h Le Mans

As edição de 2022 das 24 Horas de Le Mans decorrem este fim de semana e a Toyota vai iniciar mais uma prova como a grande candidata à vitória. 

Por falar em triunfos, antes de uma das mais míticas corridas do mundo, falámos com aquele que muitos apelidam de 'Senhor Le Mans'. Isto porque as suas nove vitórias no circuito de Le Sarthe falam por si. Tom Kristensen qualquer apresentação. 14 pódios em Le Mans, nove triunfos que começaram em 1997 até ao último que ocorreu em 2013.

Sem conseguir destacar um único momento nas 18 provas que realizou em Le Mans, Tom Kristensen tem uma certeza: o seu recorde dificilmente será batido em breve.

"Fui abençoado com grandes colegas de equipa, grandes carros. Terminámos 14 vezes no pódio e nove vitórias. Obviamente que este é um feito incrível, mas os recordes existem para ser batidos. Para o ano celebra-se os 100 anos das 24 Horas de Le Mans, são muitos anos… mas tenho a certeza de que um dia o meu recorde vai ser batido. Provavelmente já não estarei cá para ver, mas os meus filhos ou netos poderão ver isso a acontecer", afiançou o antigo piloto de 54 anos, questionado pelo Auto ao Minuto.

De 1997 até aqui, o automobilismo foi evoluindo e com ele também as corridas em Le Mans foram mudando. O que mais mudou na opinião de Kristensen?

"A aerodinâmica e a forma como se constroem os carros", enalteceu, de imediato.

"A eficiência melhorou bastante no que diz respeito à aerodinâmica. Eu experienciei isso mesmo nos meus últimos anos de Le Mans, em comparação àqueles que foram os meus primeiros anos. Em termos de velocidade máxima nem tanto, porque lembro-me que em 1999 atingi cerca de 350 km/h e passado uns anos essa velocidade máxima decresceu uns 10 km/h. No entanto, de uma forma geral, os tempos por volta foram melhorando e tudo foi sendo otimizado, até as luzes dos carros estão muito melhores atualmente do que quando comecei a correr em Le Mans. Mesmo o próprio circuito melhorou também, no que diz respeito à iluminação ou ao asfalto", acrescentou.

As 24 Horas de Le Mans arrancam às 15h00 deste sábado e têm transmissão nos canais Eurosport.

Notícias ao MinutoTom Kristensen venceu pela última vez as 24 Horas de Le Mans em 2013 

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório