Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sabia que o primeiro elétrico da BMW nasceu há... 50 anos?

Fique a saber mais sobre o BMW 1602.

Notícias ao Minuto

11:23 - 05/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto BMW

Este BMW 1602, conhecido também como Elektro-antrieb, completa agora 50 anos de idade. Este foi o primeiro automóvel 100% elétrico da marca alemã, feito em 1972, a propósito dos Jogos Olímpicos de Munique.

Para quem pensava que os veículos movidos a eletricidade são coisa do presente, este BMW 1602 é a prova do contrário. Ainda assim, apresenta muitas diferenças para os elétricos de hoje em dia.

Não foi produzido em série e conta com um motor elétrico de 43 cv de potência. Este, além de acionar o eixo de transmissão e de dar potência às rodas traseiras, funcionava como gerador. A travagem já era regenerativa e servia para recarregar parcialmente as baterias escondidas sob o capô. Quanto às baterias, como não existiam de iões de lítio em 1972, o carro foi equipado com uma dúzia de baterias de chumbo-ácido com capacidade total de 12,6 kWh, semelhantes às utilizadas para acionar os equipamentos elétricos do veículo. 

A autonomia nunca foi revelada, mas rumores afirmam que estaria próxima de 60 km. O que se sabe é que todas estas baterias adicionaram um peso extra de 350 kg no eixo dianteiro do BMW 1602. Com uma velocidade máxima de 100 km/h, este elétrico cumpria uma velocidade dos 0 aos 100 km/h em 8,0 segundos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório