Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Carregar elétricos pode ser bem mais fácil a partir de 2024

Conheça o robô de carregamento que está a ser desenvolvido pela Continental e Volterio.

Notícias ao Minuto

14:16 - 01/02/22 por Notícias ao Minuto

Auto Continental

Carregamento com cabo ou por indução? Ambos têm vantagens e desvantagens, mas e se pudéssemos ter o melhor dos dois mundos? É precisamente nisso que a Continental e a Volterio estão a trabalhar em conjunto numa espécie de robô que carrega veículos elétricos de forma automática.

À primeira vista, o sistema é muito semelhante ao de uma estação de carregamento sem fios, pois tem uma base fixa. A novidade neste aparelho de carregamento é que o automóvel elétrico terá um robô escondido colocado na sua parte de baixo que é a responsável por realizar a conexão física.

De acordo com a Volterio, os robôs de carregamento vão poder ser instalados em modelos elétricos mais antigos, o que os torna compatíveis com todos os veículos de zero emissões, incluindo híbridos plug-in.

Ainda em fase de protótipo, espera-se que o modelo final de produção fique concluído no verão deste ano, sendo que a produção em massa só deverá começar em 2024. Ao mercado chegarão duas propostas diferentes, uma destinada a carregamentos domésticos (potência de 22kW) e outra para carregamentos na via pública (potência de 40 kW).

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório