Foi no passado dia 18 de Janeiro que a Mazda iniciou a produção do seu mais recente SUV CX-50, modelo destinado ao mercado norte-americano, que será o primeiro veículo da marca a ser produzido na Mazda Toyota Manufacturing, U.S.A., Inc., uma nova unidade de produção construída em parceria com a Toyota Motor Corporation em Huntsville, no estado norte-americano do Alabama.
A Mazda Toyota Manufacturing (MTM) é uma joint venture 50:50 estabelecida entre os dois fabricantes de automóveis, tendo uma capacidade anual de 300.000 veículos (150.000 unidades para cada marca). A MTM foi concebida como parte de uma colaboração mais abrangente entre a Mazda e a Toyota, que inclui o desenvolvimento partilhado de tecnologia para veículos elétricos e conectados, bem como para avançados sistemas de segurança.
Desvendado em novembro passado, o Mazda CX-50, que chegará aos primeiros clientes na primavera de 2022, antecipa a apresentação de duas outras propostas SUV de maiores dimensões, que serão lançadas na Europa nos próximos dois anos.
O Mazda CX-60, com duas filas de bancos, e o Mazda CX-80, com três filas, irão marcar a introdução de grupos propulsores híbridos plug-in, a gasolina e a eletricidade, na Europa. Combinando uma elevada potência e baixas emissões, estará também disponível um motor Skyactiv-X de nova geração, numa configuração de seis cilindros em linha, com ignição por compressão, bem como um bloco diesel Skyactiv-D com tecnologia mild hybrid de 48V.