O 'Arena Del Futuro', circuito construído pela A35 Brebemi – troço de autoestrada que assegura a ligação direta entre Brescia e Milão – em colaboração com a Stellantis e outros parceiros internacionais, instituições públicas e universidades, tornou-se agora uma realidade. O seu objetivo é testar, no terreno, um carregamento elétrico revolucionário por indução dinâmica.
Está neste momento em andamento a terceira fase do projeto, centrada na experimentação da tecnologia adotada. Localizado numa área privada da autoestrada A35, perto da saída de Chiari Oeste, o circuito de 1050 metros é alimentado por uma potência elétrica de 1 MW.
Decorrem testes relativos a este projeto da Stellantis, sendo que um novo Fiat 500 e um autocarro IVECO E-WAY percorreram já inúmeros quilómetros com "bons resultados", segundo o grupo automóvel.
O objetivo é demonstrar como o sistema DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) - a principal característica do circuito 'Arena del Futuro' – se perfila como uma das melhores tecnologias candidatas a responder de imediato e de forma concreta às necessidades de descarbonização e de sustentabilidade ambiental no setor da mobilidade.
É com recurso à tecnologia DWPT que os veículos elétricos podem ser carregados “sem fios” ao serem conduzidos numa pista equipada com cablagens elétricas através de um sistema de curvas instalado sob o alcatrão.
Até 2025, a Stellantis prevê investir mais de 30 mil milhões de euros em eletrificação e no desenvolvimento de software, que apoie os planos de descarbonização.