A Alfa Romeo anunciou esta terça-feira a chegada de Guanyu Zhou e a saída de Antonio Giovinazzi da equipa. O jovem de 22 anos que transita da Fórmula 2 será o primeiro chinês a competir na Fórmula 1, enquanto o italiano, que fazia parte da escuderia desde 2019, despede-se assim da categoria rainha do automobilismo, embora o seu futuro a curto-prazo seja ainda desconhecido.
No que diz respeito a Guanyu Zhou, a sua chegada à Alfa Romeo era algo esperada. Atualmente no segundo lugar do Mundial de Fórmula 2, onde corre com as cores da UNI-Virtuosi, atrás de Oscar Piastri, que também esta terça-feira foi anunciado como piloto reserva da Alpine para 2022.
"Sonhava desde muito jovem estar o mais alto que pudesse num desporto pelo qual sou apaixonado e agora o sonho tornou-se realidade. É um privilégio para mim começar minha carreira na Fórmula 1 com uma equipe icónica, que introduziu tantos jovens talentos na F1 no passado. Agora o sonho é realidade", disse o jovem chinês em declarações reproduzidas pelo site oficial da Fórmula 1.
Zhou será assim companheiro de equipa de Valtteri Bottas em 2022.
Já Antonio Giovinazzi, na Alfa Romeo desde 2019, diz adeus após 59 Grandes Prémios realizados. O seu melhor resultado na F1 até hoje foi alcançado no Grande Prémio do Brasil em 2019, corrida em que terminou no quinto lugar.
“Dizer adeus a um piloto nunca é fácil, especialmente no caso do Antonio, que faz parte da equipa há tanto tempo. Guardaremos as lembranças dos bons momentos e aprenderemos com os maus momentos, sabendo que todos eles nos fizeram crescer juntos como uma equipa. Desejamos ao Antonio o melhor para o seu futuro após a temporada de 2021. Antes disso, ainda temos três corridas para alcançar bons resultados e terminar o ano em força", disse Frédéric Vasseur, chefe de equipa da Alfa Romeo.
BREAKING: Guanyu Zhou will race for Alfa Romeo in 2022, becoming China's first full-time #F1 driver pic.twitter.com/Fd3Zkwth6D
— Formula 1 (@F1) November 16, 2021
Official announcement: Antonio Giovinazzi will leave the team at the end of the 2021 @f1 championship. The team wishes him the best for the future and thanks him for being part of our journey.
— Alfa Romeo Racing ORLEN (@alfaromeoracing) November 16, 2021
Read full announcement https://t.co/XdeFrdnAaw pic.twitter.com/T3l3MggY6Y