Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Quero alterar o meu carro para GPL. Quanto custa?

Seja a gasolina ou a diesel, saiba que pode fazer a alteração para GPL. No entanto, se o automóvel utilizar gasóleo, essa alteração sairá ligeiramente mais cara.

Quero alterar o meu carro para GPL. Quanto custa?
Notícias ao Minuto

08:28 - 14/10/21 por Ruben Valente

Auto GPL

Nos últimos dias, a subida do preço dos combustíveis tem sido tema do dia. O gasóleo e, principalmente, a gasolina atingiram valores históricos em Portugal, chegando em algumas bombas de abastecimento do país a superar os 2 euros. Neste momento, os automóveis elétricos parecem uma alternativa cada vez mais viável, não só pela sua participação num ambiente menos poluído, mas há outra proposta que os condutores poderão considerar: o GPL.

Qualquer indivíduo pode adquirir um automóvel que necessita de gás para se deslocar, mas também, caso pretenda, pode alterá-lo para GPL, se porventura obtiver um veículo de combustão interna.

Gasolina ou gasóleo, qualquer um dá para ser 'transformado'? A resposta é afirmativa, sendo que num veículo a diesel a alteração é muito mais trabalhosa e, consequentemente, mais cara. Os valores da colocação do GPL podem ir dos 1500 aos 3000 euros. O valor dependerá também do automóvel e motor em questão.

A alteração é segura, mas é altamente recomendado que o faça num local certificado para o efeito. A vantagem é que irá poupar mais no dia-a-dia - o preço do GPL Auto ronda os 0,79 euros - e terá até mais autonomia no seu automóvel, porque não perde o depósito de combustível, seja o de gasolina ou diesel. Recorde-se que um carro a GPL necessita sempre de um dos dois combustíveis, uma vez que a gasolina ou o gasóleo entrarão em ação no arranque a frio do motor.

Os únicos 'contra' desta alteração serão o facto de poder perder algum espaço na mala do veículo, sobretudo se a opção for por um depósito cilíndrico, ou ainda alguma perda de potência (no máximo uns 15%), principalmente, se o automóvel não tiver turbo.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório