FC Porto vai do 'susto' à festa e junta-se ao Sporting na final da Taça

Dragões voltaram a bater o Vitória SC e garantiram o último ‘bilhete’ para o Jamor.

© Getty Images

Desporto Taça de Portugal 17/04/24 POR Carlos Pereira Fernandes

O FC Porto carimbou, ao início da noite desta quarta-feira, o passaporte para a tão aguardada final da Taça de Portugal, graças ao triunfo conquistado na receção ao Vitória SC, por 3-1, que se seguiu ao outro, por 0-1, que já tinha assegurado, em Guimarães, há, precisamente, duas semanas.

PUB

Os dragões ainda passaram por um valente ‘susto’, visto que os vimaranenses conseguiram adiantar-se no marcador, ao segundo minuto, por intermédio de Afonso Freitas. No entanto, deram a volta, à ‘boleia’ dos golos de Mehdi Taremi e Francisco Conceição, que resolveram, de uma vez por todas, a eliminatória.

Que ‘sufoco’ é este?

Após a garantia matemática de que o título de campeão nacional já não seria possível, a pressão que se abateu sobre o estádio do Dragão foi palpável, e teve como consequência um jogo partido, de completo ‘sufoco’, com a sensação de que, a qualquer instante, qualquer coisa poderia acontecer.

E, logo ao segundo minuto, aconteceu mesmo. Após um lançamento de linha lateral realizado por Jota Silva, a defesa do FC Porto realizou uma ‘soneca’ coletiva, e deixou Nélson Oliveira assistir, de cabeça, para o golo de Afonso Freitas, que só teve de empurrar para a baliza à guarda de Cláudio Ramos.

A eliminatória estava empatada, e os homens de Sérgio Conceição viram-se obrigados a fazer pela vida. Instalaram-se, de imediato, no meio-campo adversário, e, ao 11.º minuto, ensaiaram o primeiro lance de perigo, quando Wenderson Galeno ‘bailou’ da ala esquerda para o centro e atirou rasteiro, para as mãos de Charles Silva.

O domínio era claro, e, ao 25.º minuto, traduziu-se em golo. Charles Silva derrubou Francisco Conceição, cometendo uma grande penalidade que toda a gente viu… menos Artur Soares Dias, que teve de recorrer ao VAR para apontar para a marca dos 11 metros, de onde Mehdi Taremi atirou a contar.

Ainda antes do apito para o intervalo, Pepe teve tudo para consumar a ‘cambalhota’ no marcador, mas, completamente solto no coração da grande área, cabeceou para uma defesa ‘gigante’ de Charles Silva. No entanto, em cima do apito para o intervalo, o brasileiro nada pôde fazer para desviar o remate certeiro de Francisco Conceição.

De ‘susto em susto’, até ao alívio final

O FC Porto regressou dos balneários notavelmente mais tranquilos, e conseguiram, por fim, impor algum controlo no jogo. No entanto, a primeira oportunidade do segundo tempo até pertenceu ao Vitória SC. Mais precisamente, a Tiago Silva, que, com um ressalto pelo meio, quase surpreendeu Cláudio Ramos.

Um lance que deu alento aos vimaranenses, que, aos poucos, foram começando a reentrar no jogo. Aos 59 minutos, Kaio César ameaçou o golo, de cabeça, mas a noite era mesmo dos dragões, que ‘mataram’ a eliminatória, aos 76 minutos, quando Romário Baró lançou Pepê para o golo da tranquilidade.

Sem mais alterações no marcador, o FC Porto marca encontro com o Sporting, na final da Taça de Portugal, para o próximo dia 26 de maio, no Estádio Nacional, no Jamor, onde terá a derradeira oportunidade para evitar despedir-se da temporada 2023/24 sem um único troféu conquistado.

Momento do jogo: Com o Dragão ‘em chamas’, sob risco de perder, também, a possibilidade de disputar a final da Taça de Portugal, Francisco Conceição não se deixou afetar, e, à beira do apito para o intervalo, ‘disparou’ para o 2-1, que permitiu o FC Porto encarar a segunda parte com outra tranquilidade.

Onzes

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Otávio Ataíde, Pepe, Wendell; Nico González, Alan Varela, Pepê; Francisco Conceição, Wenderson Galeno e Mehdi Taremi.

Vitória SC: Charles Silva; Bruno Gaspar, Manu Silva, Toni Borevkovic, Jorge Fernandes, Afonso Freitas; Tomás Handel, Nuno Santos, Thiago Silva; Jota Silva e Nélson Oliveira.

Antevisão

FC Porto e Vitória SC irão disputar, esta quarta-feira, no estádio do Dragão, aquele que é o segundo e último 'bilhete' para a tão aguardada final da Taça de Portugal, onde já se encontra o Sporting, que, recorde-se, deixou para trás o Benfica, por um resultado agregado de 3-4.

Os dragões estão, neste momento, em vantagem na eliminatória, fruto do triunfo alcançado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, há, precisamente, duas semanas, por 0-1, à 'boleia' de um remate certeiro de Pepê.

No entanto, desde então, os homens de Sérgio Conceição não mais conheceram o 'sabor' do triunfo, visto que empataram com o Famalicão e perderam... com os vimaranenses, também em casa, por 1-2, na 28.ª jornada da I Liga.

O FC Porto-Vitória SC irá contar com a arbitragem de Artur Soares Dias, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Pinto da Costa critica Villas-Boas sobre Conceição: "Irresponsabilidade"

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 19 Horas

Veja se é um dos signos que vai começar maio com os bolsos cheios

desporto Mundial'2030 Há 21 Horas

FIFA ameaça deixar Portugal e Marrocos sozinhos na organização do Mundial

tech Espaço Há 21 Horas

Nova fotografia de sonda mostra 'aranhas' na superfície de Marte

tech Apple Há 21 Horas

Carrega o iPhone à noite? A Apple tem um aviso (importante) para si

mundo Casamento Há 21 Horas

Golden retriever rouba as atenções no casamento dos donos

lifestyle Dicas de limpeza Há 21 Horas

Tem na casa de banho o produto que deixa a máquina da roupa a brilhar

pais Justiça Há 21 Horas

MP pede pena de prisão para Madureira por agressões a agentes da PSP

lifestyle Saúde oral 29/04/24

Sorriso sempre branco? Sete dicas que vão fazer toda a diferença

lifestyle Cérebro Há 23 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

pais Carcavelos Há 20 Horas

Quinta dos Ingleses. Ocupantes "desistiram de procurar imóvel acessível"