Salman Rushdie operado após ser atacado durante palestra em Nova Iorque

Identidade do agressor já é conhecida.

© Reuters

Mundo Ataque 12/08/22 POR Ema Gil Pires

O escritor Salman Rushdie, que durante anos foi alvo de ameaças de morte por ter escrito o polémico livro 'Os Versículos Satânicos', foi atacado em palco, esta sexta-feira, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

PUB

O momento foi testemunhado por um repórter da Associated Press que estava presente, que dá conta de que o autor estava prestes a dar uma palestra quando um homem invadiu o palco do Instituto Chautauqua e atacou Rushdie no momento inicial do evento, bem como o apresentador.

Segundo a Polícia de Nova Iorque, o escritor foi esfaqueado pelo menos uma vez no pescoço e outra no abdómen e acabaria por cair ao chão na sequência do incidente. O agressor foi, entretanto, detido e encontra-se agora sob custódia policial.

Segundo a Associated Press, Salman Rushdie foi levado para o hospital por via de um helicóptero. Foi imediatamente, segundo a informação avançada pelo agente do escritor, Andrew Wylie, ao The New York Times, encaminhado para o bloco operatório. A mesma fonte não revelou, no entanto, mais detalhes sobre o seu estado de saúde.

Segundo a atualização feita, já esta noite, pela polícia de Nova Iorque, o autor continua ainda a ser submetido a cirurgia. A autoridade viria ainda a revelar, nesse momento, a identidade do agressor: Hadi Matar, de 24 anos, e residente em Fairview, New Jersey. Neste momento, a polícia está a trabalhar na obtenção de mandados de busca, noticia o The New York Times.

O momento do ataque, que decorreu pelas 11 horas locais (16 horas em Portugal Continental), encontra-se a circular nas redes sociais, como pode ver no vídeo que se segue:

#SalmanRushdie just attacked onstage at @chq @NBCNews @ABC @cnnbrk pic.twitter.com/I1XT6AmkhK

— Charles Savenor (@CharlieSavenor) August 12, 2022

"Estamos a lidar com uma situação de emergência", disse um porta-voz da Instituição Chautauqua á agência Reuters, a propósito desta ocorrência. Até ao momento, não se sabe quais foram as motivações do atacante, de acordo com a polícia local.

De recordar que a obra 'Os Versículos Satânicos', da sua autoria, foi banida do Irão em 1988 - pelo facto de muitos iranianos considerarem-no uma blasfémia.

Algo que levaria, inclusive, o então líder iraniano, Ayatollah Ruhollah Khomeini, a emitir uma 'fatwa' contra Salman Rushdie a 14 de fevereiro de 1989, apelando ao seu assassinato por considerar que no referido livro insultava o profeta Maomé e o Islão.

Desde então, seria oferecida uma recompensa de mais de três milhões de dólares a quem conseguisse matar o autor.

O escritor só viria a viver num estado de alguma normalidade quando o Irão anunciou, em 1998, que não incentivaria mais o cumprimento do decreto religioso que o condenava à morte.

Toda esta situação e o risco associado obrigou Salman Rushdie a assumir uma nova identidade, 'Joseph Anton', que serviu até de título ao livro onde o escritor relata como viveu esse período - maioritariamente escondido e sob forte proteção policial.

[Notícia atualizada às 22h50]

Leia Também: Ex-polícia condenado a sete anos de prisão pela invasão do Capitólio

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Alimentação Há 14 Horas

Alimentos que aumentam os níveis de testosterona em homens

fama Carolina Pinto Há 18 Horas

"Não quero mais o cabelo comprido". Carolina Pinto 'refresca' o visual

lifestyle Astrologia Há 18 Horas

Conheça os quatro signos mais espontâneos do zodíaco

desporto Liga dos Campeões Há 16 Horas

Adán estragou sorriso inicial e atirou o leão para o abismo de Marselha

fama Meghan Markle Há 12 Horas

Meghan lança farpas à família real em novo podcast? "Sê tu mesmo"

desporto Taça de Portugal Há 18 Horas

Benfica nas Caldas, Sporting em Varzim e o FC Porto desloca-se a Anadia

desporto Liga dos Campeões Há 14 Horas

Eis o FC Porto europeu. Dragão recupera fato de gala diante do Leverkusen

mundo Guerra na Ucrânia Há 20 Horas

Putin altera chefias militares perante avanços de Kyiv, revela relatório

economia TAP Há 13 Horas

TAP encomenda dezenas de BMW para chefias (e diz que gastará menos)

mundo Guerra na Ucrânia Há 4 Horas

AO MINUTO: Retiradas militares não afetam anexação; "Fase perigosa"