Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Em dia de FC Porto – Sporting deputados rivais dizem de sua justiça

Os deputados rivais Eurico Brilhante Dias (PS) e Hugo Soares (PSD) dividem os seus prognósticos para o 'clássico' de hoje da I Liga de futebol, que opõe FC Porto e Sporting, entre um triunfo por meio golo ou uma vitória contundente.

Em dia de FC Porto – Sporting deputados rivais dizem de sua justiça
Notícias ao Minuto

07:08 - 30/04/16 por Lusa

Política Reportagem

"Sabemos que o futebol é feito de algumas incidências não previsíveis, mas se tudo correr normalmente o Sporting ganha e não me importo que seja com meio golo do Slimani, que seja suficiente para continuar a lutar pelo título", afirmou o socialista e sportinguista Eurico Brilhante Dias, sublinhando a "naturalidade" desse triunfo, por confirmar o "que tem sido evidente, que o Sporting é melhor do que o FC Porto".

O social-democrata e portista Hugo Soares reconheceu a frustrante época 'azul e branca', mas é mais exigente quanto ao resultado do jogo da 32.ª jornada da I Liga, ambicionando um triunfo que demonstrasse "que aquilo que aconteceu durante toda a época foi um mau exemplo", com "uma vitória de 2-0 ou 3-0 em cima do Sporting".

"Tem de valer uma vitória. Independentemente de o Sporting estar a lutar pelo título, o que importa ao FC Porto é ganhar e todos os jogos são para ganhar. Esta cultura de vitória é importante e ganhar jogos em cima de jogos é o que cimenta esta cultura, portanto o que queremos é derrotar o Sporting e se possível derrotar copiosamente o Sporting", frisou Hugo Soares.

O parlamentar do PSD eleito por Braga não escondeu o incómodo com o terceiro lugar no campeonato, reconhecendo tratar-se de uma "época para esquecer".

"Nós estamos habituados a não só disputar os campeonatos , mas a ganhá-los, foi assim durante vários anos, apesar de não ter sido nos últimos três, mas a verdade é que essa é a prática de um portista, estamos habituados a ganhar, queremos sempre ganhar e é evidente que não estávamos à espera que isto acontecesse este ano", referiu, ambicionando voltar à conquista dos títulos em 2016/17.

Também Brilhante Dias admite alguma frustração com a segunda posição do Sporting, mas reitera a esperança de voltar "a chegar à frente".

"O Sporting tem um plantel mais equilibrado, com menos mudanças, bons jogadores, a capacidade de manter jogadores que nas últimas duas ou três épocas têm feito o coração fundamental da equipa e um treinador que, em grande medida, é responsável pelo entusiasmo inicial, mas também por a equipa estar competitivamente a dar uma belíssima resposta. O Sporting era candidato ao título, claramente mais do que nas outras épocas, e este ano ainda pode ser campeão. Ganhar no Dragão é muito importante, mas, independentemente disto, é importante que no próximo ano volte a ser competitivo e seja campeão", rematou.

Hugo Soares elege Domingos Paciência, um "'habitue' a faturar ao Sporting", como a referência portista nestes 'clássicos', enquanto Brilhante Dias recorda o golo do antigo médio brasileiro Mário no final prolongamento de um jogo das meias-finais da Taça de Portugal de 1986/87 e, mais recentemente, do triunfo em 1999/2000, época em que os 'leões' quebraram o 'jejum'.

"E evidentemente daquele 2-0, com um fantástico livre do André Cruz e um grande golo do Acosta, que em 2000 conseguiu lançar o Sporting para interromper aqueles 18 anos de deserto. Mais do que nós, só mesmo o FC Porto, que esteve 19", recordou o deputado socialista eleito por Castelo Branco.

Espicaçado, Hugo Soares admitiu a inexperiência nesses longos períodos de espera.

"Eu nasci em 1983 e só me habituei a ver o FC Porto a ganhar, às vezes com uma interrupção de um, dois anos. Costumo dizer que já vai tempo de mais, porque eu não me recordava -- nunca me aconteceu -- de estar tantos anos sem ganhar. Espero nunca ter de perguntar como nos preparamos para estar tantos anos sem ganhar e estou absolutamente convencido de que para o ano vamos voltar à normalidade, com o FC Porto campeão", sublinhou.

Divididos dos pontos de vista partidário e clubístico, Hugo Soares e Brilhante Dias coincidem na valorização do debate político sobre o futebolístico.

"Gostamos de que a nossa equipa ganhe, consigo ficar nervoso quando a coisa corre menos bem, mas temos de colocar as coisas no seu devido lugar e pensar que há vitórias muito mais importantes do que aquelas dentro das quatro linhas. Há vitórias coletivas neste parlamento muito mais importantes", sintetizou Brilhante Dias.

Hugo Soares assumiu "vibrar com as derrotas e ficar muito zangado" com as derrotas do FC Porto, enaltecendo "que o futebol consegue muitas vezes suplantar as agruras que as decisões políticas causam aos milhões de portugueses".

"Na política está sempre Portugal em primeiro lugar e só depois o partido, no futebol está sempre o FC Porto, só depois o futebol. E essa é, para mim, a grande diferença", concluiu Hugo Soares.

Sporting, segundo classificado com 77 pontos, e FC Porto, terceiro com 67, defrontam-se hoje, a partir das 18:30, no Estádio do Dragão, no Porto, num 'clássico' que vai ser arbitrado por Artur Soares Dias, da associação do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório