Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Ministério Público pede julgamento de advogado por burla informática

O Ministério Público (MP) anunciou hoje ter pedido o julgamento, em tribunal coletivo, de um advogado que alegadamente utilizou a plataforma informática da Ordem dos Advogados (OA) para pedir pagamentos de honorários de apoio judiciário sobre atos processuais não praticados.

Ministério Público pede julgamento de advogado por burla informática
Notícias ao Minuto

13:47 - 28/10/15 por Lusa

País Suspeitas

Segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), o arguido terá induzido em erro os serviços administrativos do Estado num montante estimado em 93 mil euros pelos factos praticados entre 2008 e 2009.

O advogado foi acusado pelo MP da prática de crime de burla informática agravada no exercício das funções de defensor oficioso nomeado em processos judiciais, segundo refere a PGDL na sua página na internet.

Segundo o MP, a recolha da prova revestiu-se de "especial complexidade e demora" dado o "largo número" de processos cuja identificação foi "fraudulentamente" utilizada com este fim. Foi ainda necessário comprovar a pluralidade de tribunais, a diversidade de atos processuais alegadamente em causa assim como proceder á comprovação física dos supostos atos processuais.

Dirigida pelo MP, a investigação foi realizada pela Polícia Judiciária e correu termos na 8ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório