Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Inteligência dos ateus superior à dos religiosos

Uma investigação levada a cabo por três psicólogos norte-americanos, que cruza dados de 63 estudos, dá conta de que as pessoas que não professam qualquer religião, não acreditando em Deus, têm uma maior capacidade analítica do que aquelas que são crentes religiosas, conta a edição desta segunda-feira do jornal i.

Inteligência dos ateus superior à dos religiosos
Notícias ao Minuto

09:50 - 19/08/13 por Noticias Ao Minuto

Mundo Investigação

Não sendo totalmente inédita, uma controversa conclusão foi agora confirmada por três psicólogos após uma exaustiva investigação: os ateus são mais inteligentes do que os crentes religiosos.

Partindo de uma análise a 63 estudos sobre esta matéria, e através do cruzamento dos respectivos dados, os investigadores indicam que a capacidade analítica das pessoas que não acreditam em Deus, não professando qualquer crença religiosa, é superior à das que crêem numa entidade divina e seguem determinadas normas e ritos, independentemente da crença religiosa.

No fundo, e ainda que a relação entre religião e inteligência não reúna consenso, a justificação reside no facto de as pessoas ditas mais inteligentes, ou com um coeficiente de inteligência mais elevado, revelarem uma clara resistência às crenças religiosas.

A explicação mais comum para justificar este fenómeno reside então no facto de as crenças religiosas serem “irracionais”, e, como tal, ao não estarem ancoradas na ciência, carecendo de provas, pouco “apelativas para pessoas inteligentes”.

Não obstante, importa salientar que os próprios investigadores ressalvam que “grande parte desta discussão é especulativa”, até porque o conceito de inteligência está imbuído em subjectividade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório