Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Empresa de caminhos de ferro acusada em acidente mortal

A SNCF, empresa francesa de caminhos de ferro, foi hoje acusada pelas mortes e ferimentos de passageiros no âmbito do inquérito a um acidente ferroviário em 2013, que causou sete mortos e dezenas de feridos.

Empresa de caminhos de ferro acusada em acidente mortal
Notícias ao Minuto

14:05 - 18/09/14 por Lusa

Mundo França

A acusação acontece um ano e dois meses depois do descarrilamento do comboio Paris-Limoges, em Brétigny-sur-Orge, a 40 quilómetros a sul de Paris, a 12 de julho de 2013.

O advogado da SNCF, Emmanuel Marsigny, confirmou a acusação à saída do Tribunal de Evry, dois dias depois dos magistrados terem feito o mesmo -- e sob as mesmas acusações -- ao operador das infraestruturas, a Rede Ferroviária de França (RFF, também estatal).

A decisão dos juízes segue-se à divulgação em julho de um relatório de especialistas, que concluíram que a origem do acidente estava no desprendimento de uma espécie de agrafo metálico que liga dois carris. Os especialistas também criticaram as regras de manutenção das vias.

As duas empresas terão agora acesso ao processo e poderão agora pedir uma segunda opinião se não concordarem com as conclusões dos peritos.

Desde o acidente, os dirigentes da SNCF e RFF têm sempre dito que as empresas assumirão as suas responsabilidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório