Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Políticos podem vir a sofrer cortes de 20% nas pensões

A taxa adicional sobre as pensões do Estado, que tanta tinta tem feito correr, aponta para um limite de 10% nos cortes. No entanto, a medida admitirá excepções, adianta a edição desta quinta-feira do jornal i. As subvenções vitalícias que incluem titulares de cargos públicos, designadamente políticos, poderão vir a sofrer uma tesourada de 20%.

Políticos podem vir a sofrer cortes de 20% nas pensões
Notícias ao Minuto

07:42 - 16/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Taxas

A apelidada ‘TSU sobre os pensionistas’ pode não vir a ser igual para todos. Ainda que o tecto máximo dos cortes se fixe nos 10%, o Governo de Pedro Passos Coelho admite algumas excepções, nomeadamente no que diz respeito às subvenções vitalícias que titulares de cargos públicos e políticos têm direito a receber, avança o i.

Assim, a redução nas pensões dos deputados ou dos juízes do Tribunal Constitucional, a título de exemplo, poderão ficar sujeitos a cortes de 20%, ou seja, ao dobro dos demais pensionistas do Estado.

Em causa, saliente-se, está a convergência do regime da Caixa Geral de Aposentações com o da Segurança Social, que deverá ficar pronta até Outubro por forma a facultar um encaixe financeiro nos cofres públicos orçado em 740 milhões de euros.

A medida tem sido muito contestada, inclusive no seio da coligação governamental, sendo que apesar de constar no documento que permitiu fechar a sétima avaliação ao programa de ajustamento português, e respectiva tranche de 2 mil milhões de euros disponibilizada pela troika, poderá não vir a ter efeitos práticos, caso se encontrem alternativas financeiras equivalentes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório