Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Bloco acusa Costa de criar "ilusão" ao não falar da dívida

A coordenadora do BE acusou sexta-feira o candidato à liderança do PS, António Costa, de criar uma "ilusão" ao apresentar-se como "uma alternativa" mas continuar a aceitar o tratado orçamental e nada dizer sobre a reestruturação da dívida pública.

Bloco acusa Costa de criar "ilusão" ao não falar da dívida
Notícias ao Minuto

06:14 - 08/11/14 por Lusa

Economia Catarina Martins

Braga, 07 nov - A coordenadora do BE acusou sexta-feira o candidato à liderança do PS, António Costa, de criar uma "ilusão" ao apresentar-se como "uma alternativa" mas continuar a aceitar o tratado orçamental e nada dizer sobre a reestruturação da dívida pública.

Em Braga, para mais uma sessão dedicada aos Pecados Capitais do Orçamento do Estado para 2015, Catarina Martins acusou ainda o PS de se manter alinhado com a direita no que respeita ao diretório europeu e de não querer "verdadeiramente romper" com a austeridade.

A líder bloquista acusou ainda o Governo de desvalorizar o debate do Orçamento do Estado, apontando o comportamento "insultuoso e malcriado" do ministro da Economia, na quinta-feira, na Assembleia da República que, disse, "não deu nenhuma resposta concreta" e preocupou-se com uma "taxa eventual" de 50 cêntimos sobre dormida de turistas em Lisboa.

"Quem diga que quer ser alternativa mas depois não queira aceitar os instrumentos que significam a saída da austeridade, que são a renegociação da dívida e a rejeição do tratado orçamental, está a criar uma ilusão, nós não colaboramos com ilusões", afirmou Catarina Martins, referindo-se à apresentação de António Costa da sua "Agenda para a Década".

Ou seja, prosseguiu, "acha que se pode falar do futuro sem falar da divida publica", na qual Portugal "gasta mais do que na Escola pública".

Segundo Catarina Martins, o candidato a líder do PS apresentou um programa no qual "desiste de rejeitar o tratado orçamental, diz que é preciso ter uma leitura inteligente de um tratado orçamental" mas, alertou, "de leituras inteligentes de documentos estúpidos está o inferno cheio".

A líder do bloco apontou ainda ao dedo aos socialistas: "Aquilo que vemos é um PS que se mantem alinhado com a direita no que respeita ao diretório europeu e à imposição através da Europa de mais austeridade, é um partido socialista que não quer verdadeiramente ser alternativa, não quer verdadeiramente romper com a austeridade".

Sem responder diretamente à questão se o BE está disposto a fazer uma aliança à esquerda com o PS, a líder do BE disse, no entanto, que o bloco "nunca faltará nas políticas que protegem nas pessoas, numa rutura com a austeridade, devolver o poder dos salários, criar emprego".

O Governo foi também alvo de críticas por parte do BE, que acusou o executivo liderado por Pedro Passos Coelho de não valorizar a discussão do Orçamento do Estado.

"É o momento para ouvir perguntas, respostas, achamos que debater o orçamento do Estado é importante e nós registámos que este governo tem vindo a desvalorizar o debate do orçamento do Estado, o que é grave numa democracia", referiu.

O outro exemplo que Catarina Martins apontou como nota da desvalorização do Governo à discussão do Orçamento do Estado foi a intervenção, quinta-feira, do ministro da Economia, Pires de Lima na Assembleia da República.

"Não compreendemos como é possível ter um ministro da Economia no parlamento que num registo insultuoso, malcriado, mais do que o registo pessoal da intervenção, custa-nos perceber como é que o ministro da Economia pode estar no parlamento e não responder a nenhuma resposta concreta e, num Governo que aumentou o IRS mais de 30%, que tem mais taxas sobre os combustíveis, que aumenta tanto os impostos a quem trabalha, vem preocupar-se com uma taxa eventual de 50 cêntimos sobre o alojamento de turistas quando a única vez que essa taxa foi cobrada em Portugal foi em Aveiro por um executivo do CDS", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório