Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

21ª edição do CineEco conta com 80 filmes no cartaz

Cerca de 80 filmes, de 20 países, vão estar a concurso na 21.ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, em outubro, anunciou hoje a organização.

21ª edição do CineEco conta com 80 filmes no cartaz
Notícias ao Minuto

15:31 - 30/07/15 por Lusa

Cultura Festival

"O festival reúne anualmente as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais de modo a provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias, de governos, empresas e indivíduos, pela preservação da vida no planeta", disse hoje à agência Lusa o diretor do CineEco, Mário Jorge Branquinho.

A edição 2014 do festival vai decorrer de 10 a 17 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, no distrito da Guarda.

Contabilizando habitualmente perto de 10 mil espetadores em cada edição, incluindo as extensões que realiza ao longo do ano por várias cidades do país, o evento "procura igualmente cativar novos públicos através do cinema para temáticas ambientais da atualidade", refere o diretor.

Os filmes selecionados para a edição deste ano estão repartidos por várias seções competitivas, onde se inclui longas e curtas-metragens internacionais, séries e documentários de televisão, longas e curtas-metragens da lusofonia e do panorama regional.

"Todos [os filmes] manifestam a preocupação e o reconhecimento da responsabilidade da mão humana no aquecimento global e [a] necessidade de mudarmos o nosso estilo de vida, para salvar o planeta", sublinha a organização em comunicado hoje divulgado.

Nas longas-metragens da competição internacional destacam-se filmes como "Todo o Tempo do Mundo" (Suzanne Crocker, Canadá), "Ao Contrário" (Anne Closset, Bélgica), "Gelo Negro" (Maarten van Rouveroy van Nieuwaal, Holanda/Rússia), "Planetário" (Guy Reid, Reino Unido/EUA) e "MaldiMare" (Matteo Bastianelli, Itália).

O filme de abertura do CineEco é "A Hora do Lobo", do realizador francês Jean-Jacques Annaud, e a película "Muros e o Tigre', da realizadora Sushma Kallam (Índia), será exibida no encerramento.

A edição deste ano do festival é inspirada na encíclica papal sobre as alterações climáticas e ambiente.

"A encíclica do papa Francisco é, para nós, o acontecimento do ano em matéria ambiental, por isso a edição deste ano do festival decorre à luz do texto 'Sobre o Cuidado da Casa Comum'", justifica o diretor.

Mário Jorge Branquinho destaca ainda o facto de "a encíclica ser um documento extraordinário, que tem sido saudado por líderes religiosos, ambientalistas, investigadores, dirigentes de organizações internacionais".

Nas declarações à Lusa, o responsável destacou "o esforço do município de Seia para manter no calendário cultural da cidade o CineEco, enquanto instrumento de afirmação cultural" daquele território da Serra da Estrela.

O CineEco é um festival dedicado à temática ambiental e decorre anualmente em outubro, de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa da Câmara Municipal de Seia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório