Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º
Vozes ao Minuto

Vozes ao Minuto

Vozes com opinião. Todos os dias.

"Vou ajudar Portugal a sair dos Jogos Olímpicos com a medalha de ouro"

Surfista acredita que os Jogos de Tóquio poderão trazer alegrias para Portugal... e dissabores para os 'seus' Estados Unidos.

"Vou ajudar Portugal a sair dos Jogos Olímpicos com a medalha de ouro"
Notícias ao Minuto

02/03/17 por Luís Moreira e Francisco Amaral Santos c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto Garrett McNamara

Os Jogos Olímpicos só acontecem em 2020, mas Garrett McNamara acredita que Tóquio pode ser palco da consagração dos surfistas portugueses. Esta será a primeira edição onde o surf será modalidade olímpica, razão pela qual McNamara se revela tão ansioso. 

Em entrevista ao Vozes ao Minuto, o surfista que colocou a Nazaré nas bocas do Mundo, em 2011, afirma-se feliz em Portugal e garante que os surfistas portugueses têm grandes possibilidades de trazerem alegrias, e até a medalha de ouro, para um país que também sente como seu.  

Acredito mesmo que vamos ganhar uma medalha de ouro por Portugal, batendo os 'meus' Estados Unidos 

Pela experiência que adquiriu ao longo da vida, considera que pode ajudar Portugal em Tóquio?

Vou estar dentro do Jogos Olímpicos de 2020, onde pela primeira vez o surf passará a constar na agenda Olímpica. Vou ser um ‘embaixador’ da modalidade e de Portugal, vou andar a passar a palavra pelo mundo fora. Vou ajudar o país a sair do Japão com a medalha de ouro. Conheço a praia onde a competição irá decorrer, sei quais são as pessoas que vão estar envolvidas e, acima de tudo, sei quem são os melhores surfistas portugueses. Acredito e sinto que vamos ganhar, qualquer coisa que Portugal precise, eu vou lá estar para ajudar. 

Qual é a sua opinião sobre o surf praticado em Portugal?

Os surfistas portugueses são incríveis! Podemos ter facilmente um campeão nos próximos Jogos Olímpicos [edição de 2020, em Tóquio]. Acredito mesmo que vamos ganhar uma medalha de Ouro por Portugal, batendo os ‘meus’ Estados Unidos [risos]. 

Os melhores surfistas portugueses não vão à NazaréQuem destacaria entre os surfistas portugueses?

Atualmente, o melhor surfista de ondas gigantes é o Nicolau Von Rupp. Contudo, em competições de ondas pequenas, o grande destaque é mesmo o Frederico Morais. Há mais nomes, mas como estou na Nazaré é mais difícil de os encontrar, porque os melhores surfistas portugueses não vão à Nazaré surfar.

Em Portugal tudo é bom, não tenham dúvidas sobre issoO que gosta mais em Portugal? Para além das ondas…

Adoro o café português, uma boa ‘mariscada’ e principalmente os vegetais, são tão frescos e orgânicos... não temos isso na América! Por exemplo, na vila da Nazaré temos pessoas que cultivam os legumes nas suas pequenas quintas e é fantástico. Em Portugal tudo é bom, não tenham dúvidas sobre isso, até a economia está a crescer aos poucos. É uma altura muito boa para se viver neste país. 

*Pode ler a primeira parte desta entrevista aqui.

Campo obrigatório