Pamplona, 31 mar - Milhares de pessoas reivindicaram hoje um "Estado Basco" como a única alternativa à crise económica e social, numa manifestação em Pamplona por ocasião do Dia da Pátria Basca ("Aberri Eguna"), convocada pela organização "la Red Independentistak".
Encabeçada por uma grande bandeira e atrás de uma faixa onde se lia "Independentzia" (Independência), a manifestação percorreu as ruas da capital navarra com gritos a favor da independência e da concentração dos presos num mesmo estabelecimento.
Entre os manifestantes estavam membros da formação política EH Bildu, como o secretário-geral do partido, Peio Urizar ou o deputado Martín Garitano, bem como representantes do partido Sortu, como Pernando Barrena ou Rufi Etxeberria.
A manifestação terminou com um ato político, quando um representante da organização "la Red Independentistak", Garbiñe Bueno, defendeu que sem um Estado próprio não há saída para a crise.
Bueno apontou que a "falta de soberania" os deixa nas "mãos dos governos de Espanha e de França e a sustentar uma classe política servil, inapta e corrupta", o que faz com que seja "necessária a independência", realçou.
SV // JLG.
Noticias Ao Minuto/Lusa