Portugal joga acesso à final (e talvez futuro de Martínez) na Alemanha

Portugal joga quarta-feira o acesso à final da Liga das Nações de futebol e, para isso, terá que bater a Alemanha em Munique, numa partida em que o futuro do selecionador Roberto Martínez também poderá estar em causa.

COPENHAGEN, DENMARK - MARCH 20, 2025: Head coach Roberto Martinez of Portugal before the UEFA Nations League Quarter-Final First Leg match between Denmark and Portugal at Parken Stadium. (Photo credit should read Michael Barrett Boesen / GocherImagery/Fut

© Getty Images

Lusa
02/06/2025 09:41 ‧ há 2 dias por Lusa

Desporto

Liga das Nações

A 'final four' da Liga das Nações, mesmo não tendo um peso tão grande como uma fase final de uma grande competição, passou a ter maior importância agora na sua quarta edição, neste caso como um teste a Martínez, mas também aos germânicos, a um ano do Mundial2026, que vai decorrer nos Estados Unidos, Canada e México.

 

Na 'Mannschaft', o treinador Julian Nagelsmann está a tentar recuperar o espaço perdido pelos alemães nos últimos anos, enquanto do lado português o futuro de Martínez pode estar em jogo.

Com a mudança de liderança na Futebol Portuguesa de Futebol (Martínez foi o escolhido da antiga direção), a manutenção do técnico espanhol no cargo poderá estar dependente da campanha em Munique, depois de uma eliminatória dos quartos de final com a Dinamarca que foi mais difícil do que esperado.

Antes disso, a campanha de Portugal no Euro2024 com Martinez acabou por desiludir, sobretudo a nível exibicional, mas também com uma derrota completamente inesperada com a Geórgia e com uma eliminatória com a Eslovénia em que foram precisas as grandes penalidades para seguir em frente.

Com a entrada de Pedro Proença na Federação Portuguesa de Futebol, e a um ano do Mundial2026, a imprensa desportiva tem avançado que o lugar do técnico espanhol, que já teve uma experiência anterior na Bélgica em que falhou os objetivos, está em risco, com José Mourinho a aparecer como possível sucessor.

Mourinho ainda está ligado contratualmente ao Fenerbahçe, da Turquia, mas nomes como Jorge Jesus e Sérgio Conceição estão livres no mercado.

A um ano do próximo Campeonato do Mundo, o Brasil, por exemplo, foi resgatar o italiano Carlo Ancelotti ao Real Madrid, situação que pode 'inspirar' o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Por isso mesmo, uma vitória, que seria apenas a segunda de Portugal em solo alemão, e uma boa exibição podem lançar o mandato de Martínez até ao próximo Campeonato do Mundo, embora com algumas restrições esperadas.

Elementos como Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, que no sábado disputaram e venceram a Liga dos Campeões com o Paris Saint-Germain não deverão estar a 100%, mas não serão os únicos.

O capital Cristiano Ronaldo e também Rafael Leão, no Al Nassr e no AC Milan, respetivamente, acabaram a temporada longe da melhor forma, acontecendo o mesmo com Bernardo Silva e Bruno Fernandes, todos parte crucial nos planos de Martínez.

Já a Alemanha teve de deixar de fora jogadores como António Rüdiger e Musiala.

O Alemanha-Portugal está agendado para as 20:00 (21:00 horas locais), na Allianz Arena, em Munique.

Para já, Roberto Martínez convocou 27 jogadores, mas só 26 podem seguir viagem para solo germânico.

Caso vença a Alemanha, Portugal vai disputar a final em 08 de junho, também na Allianz Arena, diante de França ou Espanha, que jogam a outra meia-final na quinta-feira.

Se acabar derrotada pelos germânicos, a equipa lusa disputa o jogo de atribuição do terceiro lugar, que será também no dia 08, mas em Estugarda.

Portugal, ainda com Fernando Santos no comando, conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a 'final four' em 2020/21 e 2022/23.

Leia Também: Roberto Martínez deixa defesa fora dos 26 para as 'meias' ante a Alemanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas